No período da Copa do Mundo realizada no Brasil, afetou o desempenho da sua distribuidora?



[jan/2014]
Quarenta novidades na medicina

 12/01/2014

 A Tribuna (ES)

Jornalista: Kelly Kalle

Tratamentos mais modernos, exames rápidos e novos remédios para doenças como câncer chegam ao Estado neste ano.

Oano mal começou e os mais recentes avanços da Medicina já têm previsão de chegar ao País e ao Estado.

A reportagem de A Tribuna fez um levantamento com laboratórios, hospitais e médicos e descobriu 40 novidades – algumas já estão disponíveis desde o início do ano e outras vão chegar até o fim de 2014.

Dentre elas, estão medicamentos contra câncer, novos exames rápidos – com resultado em 10 minutos – e exames genéticos, além de produtos que ajudam a melhorar o tratamento cirúrgico.

A Novartis promete lançar até o fim do ano três remédios: para doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC; para tratar um tipo raro de câncer no sangue provocado pelo mau funcionamento da medula óssea, e ainda contra artrite juvenil idiopática sistêmica. 

“São medicações inovadoras”, ressaltou o gerente médico da Novartis, Rogério Buhler.

Uma medicação que vai ajudar a dar mais qualidade de vida e sobrevida a pacientes com câncer de próstata avançado é a enzalutamida. “Ela aumenta a sobrevida dos pacientes antes e depois da quimioterapia, postergando o início do tratamento quimioterápico”, explicou o chefe do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes – Beneficência Portuguesa de São Paulo, Fernando Maluf.

O professor de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo Carlos Chiattone explicou que um novo remédio da Janssen vai tratar um tipo de linfoma, agindo diretamente na célula tumoral.

“Infelizmente, o Brasil demora tempo demais para aprovar as medicações com eficácia garantida por evidências científicas. 

Com a lentidão, o maior prejudicado é o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), que mais precisa.” O membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica Manoel Galvão contou que outra novidade que vai dar maior precisão à redução de estômago é a cirurgia 3D.

“Vemos a tridimensionalidade do órgão. Com uma visão melhor, o médico consegue ser mais preciso no procedimento.” O diretor de Gestão Administrativa e Financeira do Metropolitano, Benoni Antonio Santos, contou que chega no Estado em junho um equipamento inédito de hemodinâmica.

“Ele tem uma capacidade de ampliação de imagens superior aos modelos existentes.” 

As novidades 

1 a 3 Exames rápidos > A PARTIR deste mês, haverá ex am e para detectar a hepatite B, com uma gota de sangue e em 10 minutos. Haverá exame rápido (15 minutos) para verificar tuberculose. 

O paciente tosse num coletor, que identifica os bacilos do pulmão. 

Está em finalização exame mais moderno para detectar HIV pela saliva. São da OrangeLife.

4 Celular da saúde > SERÁ LANÇADO um celular que vai fazer exame rápido de glicemia e colesterol, além de verificar a pressão arterial e funcionar como termômetro.

5 Exame genético > CHEGA no Rio de Janeiro exame de sequenciamento genético que permite prever o comportamento do tumor, incluindo suas respostas a determinados tipos de tratamento. Será possível enviar exame do ES para lá.

6 Endobarreira > A PRÓTESE endobarrier poderá ser colocada por meio de endoscopia no intestino delgado para reduzir a absorção de alimentos, ajudando no tratamento de diabetes em obesos.

7 Stent biodegradável > UM STENT absorvível será usado para reduzir a chance de rejeição.

Stents são usados para desobstruir artérias. Após 2 anos, desaparece.
8 a 20 Remédios CONTRA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA > REMÉDIO vai melhorar a força do coração e evitar sintomas, como falta de ar, inchaço e tosse.
CONTRA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA > O BROMETO de glicopirrônio é broncodilatador inalatório de longa duração, utilizado apenas uma vez ao dia, que alivia os sintomas de pacientes.

CONTRA CÂNCER RARO NO SANGUE > O RUXOLITINIBE atua contra um raro câncer no sangue (mielofibrose) provocado pelo mau funcionamento da medula óssea.

CONTRA ARTRITE JUVENIL > A MOLÉCULA canaquinumabe atua contra artrite idiopática juvenil e é injetada uma vez ao mês, reduzindo os sintomas.

CONTRA CÂNCER DE PRÓSTATA > O XOFIGO vai dar mais qualidade de vida a pacientes com metástase óssea devido ao tumor, ajudando a fortalecer o osso.
> OUTRO remédio, a enzalutamida para tumor avançado, aumenta a sobrevivência do paciente e posterga o tempo para começar a quimioterapia.

Dá mais qualidade de vida, como a melhora da dor.

CONTRA CÂNCER NA TIREOIDE > O SORAFENIBE vai ajudar a tratar câncer na tireoide em estágio avançado, aumentando a sobrevida.

CONTRA LINFOMA > O IBRUTINIBE vai tratar linfoma de células do manto (LCM), um tipo de linfoma não-Hodgkin. É um medicamento que vai direto ao tumor.

CONTRA CALVÍCIE > A DUTASTERIDA só é usada para tratar próstata, mas é mais eficaz do que os remédios no mercado contra calvície masculina. A expectativa é que mais estudos sejam feitos para a liberação para tratar a calvície.

CONTRA CÂNCER DE MAMA > FOI APROVADO esta semana o Kadcyla, novo tratamento para câncer de mama avançado HER2-positivo. É um anticorpo monoclonal que age direto no tumor.

CONTRA BEXIGA HIPERATIVA > O MIRABEGRON chega até fevereiro.
É uma medicação oral diária que vai ajudar a tratar o problema, melhorando a capacidade de armazenamento da bexiga.

CONTRA DEGENERAÇÃO MACULAR E RETINOPATIA DIABÉTICA > DOIS NOVOS medicamentos estão chegando para implante dentro do olho. São os chamados antivegf – medicamentos para tratar diabetes no olho e degeneração macular relacionada à idade, ambos problemas na retina.

21 Sutura por endoscopia > O APARELHO OverStitch é um sistema que permite sutura por endoscopia do estômago. Se o paciente tem úlcera e está sangrando, não precisa abrir o paciente para “c osturá- lo”. Se o paciente que fez bariátrica engordou e estômago dilatou, pode-se suturar o estômago pela endoscopia.

22 Cirurgia em 3D > DEVE ser aprovada em fevereiro a cirurgia 3D para bariátrica por videolaparoscopia.
Assim, a visualização é muito melhor, tornando mais eficiente e precisa a cirurgia.

23 Suplemento de cálcio > PARA DIABÉTICOS, a Aché está distribuindo o Inellare Zero, suplemento de cálcio – que ajuda a prevenir osteoporose – com nenhuma adição de açúcar e com sabor de chocolate.

24 a 26 Colírios > A MEDLEY está comtrês colírios genéricos para o tratamento de glaucoma, ajudando a minimizar a perda de visão.

Eles reduzem a pressão ocular.
27 a 29 Adesivos e suturas > A JOHNSON & Johnson Medical lançou este ano um tipo de sutura, a Stratafix, para procedimentos cirúrgicos.

Dá mais segurança contra aberturas, infecções e cicatrização.

JÁ O EVICEL é um selante de fibrina humana para o cirurgião controlar sangramento imediato. Há ainda o Dermabond Prineo, adesivo para a pele. Ele melhora o aspecto da cicatriz em grandes incisões cirúrgicas.

30 Laser para olhos > UM NOVO laser, com mais precisão para fazer as incisões das cirurgias de miopia e catarata, chega ao Estado.

31 Botão de emergência > A TELEHELP está lançando o serviço de emergência, voltado para idosos.

É um celular com botão de emergência, com sistema GPS que ajuda o idoso que costuma sair sozinho, em caso de se perder ou de quedas.

32 a 35 Exames de sangue > CHEGAM ao Estado exames mais modernos –com resultados mais rápidos e custo menor. São exames genéticos, por meio de sangue, para verificar as chances de se ter dois tipos de câncer de mama, doença celíaca e obesidade. Os exames já estão disponíveis no Núcleo Especializado em Oncologia (Neon).

36 Laser Spectra > CHEGOU há alguns dias o laser Spectra, que dá disparos em um nano segundo, tratando de forma definitiva melasma, micose de unha, mancha e acne ativa.

37 Terapia radioativa > EM BREVE, haverá no Estado tratamento contra tumores neuroendócrinos (como o do Steve Jobs, criador da Apple) por meio de terapia radioativa, o Lutécio-Octreotato 177, para matar as células tumorais.

38 Hemodinâmica > UM NOVO equipamento de hemodinâmica chega ao Estado, no hospital Metropolitano. Ele é a última geração do aparelho, mais atualizado, usado no diagnóstico e tratamento de problemas como enfarte, derrames, isquemias e aneurismas.

39 Autoclave > O HOSPITAL Metropolitano vai criar no fim de março uma nova Central de Material Esterilizado. A novidade será o último lançamento de um autoclave, primeiro a ser instalado no Estado, que esteriliza instrumentos cirúrgicos.

Ele faz os procedimentos de forma menos agressiva aos materiais.
40 Programa de navegação > A PARTIR desta semana, o Hospital Meridional vai contar com um software para navegação dentro do coração.

Ele é um dos primeiros a serem disponíveis no País. Ele reconstrói o coração por dentro e serve para navegar no órgão. Auxilia nos procedimentos de ablação, para tratar arritmias.

Fonte: Laboratórios Bayer, Medley, Novartis, Roche, Aché, Janssen Cilag, OrangeLife e Richet, empresas TeleHelp, Johnson & Johnson Medical, Núcleo Especializado em Oncologia (Neon), hospitais Metropolitano e Meridional e médicos Carlos José Cardoso, Cláudio Tinoco, Antelmo Sasso, João Miguel Dantas, Manoel Galvão, Fernando Maluf, Márcio Maia Lamy, Cesar Ronaldo Vieira e Bruno Moulin.

Email:
Senha:
Esqueceu sua senha?




 
Avenida Moaci, 395 - Conj. 141 e 142 - Planalto Paulista - São Paulo / SP - CEP: 04.083-000 | Fone/Fax: (11) 5533-5305 / 5533-2810
Copyright © 2010 - Abradilan - Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais | Versátil Comunicação