Para sua distribuidora, o quarto trimestre de 2014, está sendo em relação ao mesmo período de 2013



[jan/2014]
Multinacional sueca inicia atividades no Brasil

 14/01/2014

 Anuário Farmacêutico 2014

Jornalista: Egle Leonardi

Companhia chega ao País com previsão de compor um portfúlio de cerca de dez produtos até PD16.

A multinacional sueca Meda iniciou suas operações de venda no Brasil no segundo semestre de 2013, comercializando produtos adquiridos da Roche. Através do foco na distribuição desses produtos, a empresa pretende dar sua contribuição para que os médicos possam receitar medicamentos já consagrados, com a segurança de
que o paciente terá mais facilidade para encontrá-los nos pontos de venda.

O processo de introdução da Meda no Brasil passa por duas etapas: a primeira, quando a empresa assumiu a distribuição exclusiva de produtos adquiridos da Roche e, a segunda, quando, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a empresa se tornará a detentora desses registros e de outros que estão sendo submetidos.

O presidente e CEO da empresa, Jórg Thomas Dierks, explica a visão estratégica da companhia sobre o começo das operações no Brasil: "Estamos avançando no terceiro estágio do nosso planejamento, lançando novos produtos e, em paralelo, investindo na expansão em novos mercados."

A Meda vem crescendo exponencial-mente desde a sua fundação e, atualmente, já ocupa a 48a posição no ranking.

mundial, tendo subido duas posições em relação a 2012. Possui operação própria cm mais de 55 países e disponibiliza seus produtos em mais de 120, por meio da exportação, cobrindo cerca de 81% do mercado farmacêutico mundial.

A empresa foi formada a partir da comercialização de produtos especiais, medicamentos desenvolvidos com base no modelo incrementai ou adquiridos no mercado. 

Um exemplo de aquisição é o Tilatil* (tenoxicam), medicamento fabricado pela Roche, distribuído pela Meda no Brasil e indicado para o tratamento de doenças inflamatórias, como artrite reurnatoide, osteoartrite, artrose, afecções extra-articulares, como tendinite, bursite e dor pós-operatória. 

De acordo com as últimas estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), as doenças reumáticas atingem cerca de 12 milhões de brasileiros.

Outro medicamento fabricado pela Roche e também adquirido e distribuído agora pela Meda é o Marcoumar® (femprocumona), usado para a profilaxia e tratamento de tromboses e para o tratamento de embolias e infarto do miocárdio. Com ou sem dor, o infarto é uma das principais causas de mortes no Brasil. 

Conforme dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a doença é responsável por 27% das mortes no País, um índice superior ao de mortalidade por câncer. 

Além das áreas de reumatologia - dor e inflamação - c cardiologia, a companhia também atuará nas áreas terapêuticas respiratória/alergia e dermatologia.

Lançamentos

Para o futuro, a Meda Brasil possui planos de expansão lançando novos medicamentos, por aquisição ou por meio de desenvolvimento próprio. 

"Alguns desses medicamentos desenvolvidos já foram submetidos à aprovação da Anvisa e serão novas alternativas de tratamento que vão ampliar o arsenal terapêutico da classe médica, para doenças já bastante conhecidas",

comenta a gerente-geral da Meda no Brasil, Alessandra Volpon Marques.

A previsão para os próximos três anos é de que a empresa lance, ao menos, dois produtos inovadores, ambos desenvolvidos pela Meda. 

Eles serão destinados ao tratamento de rinite alérgica e farão parte de um mercado de mais RS 372 milhões (IMS - MAT jul/2013).

"A expectativa com o principal produto, dentre esses dois, é alcançar em 18 meses cerca de 5% de market share em unidades, cm um mercado que possui, atualmente, 18 concorrentes.

Apenas para referência, nos Estados Unidos, o produto foi lançado há pouco mais de um ano e já assumiu a posição cie segunda marca mais prescrita na classe terapêutica", ressalta a executiva.

A companhia também está se programando para retomar alguns produtos inovadores e exclusivos, que estão hoje sendo trabalhados por outras empresas. Tais produtos ainda requerem investimentos promocionais e de educação médica continuada.

O portfólio total pretendido até 2016 engloba pelo menos dez produtos.

Segundo a executiva, as perspectivas são muito boas, considerando o foco da companhia em produtos especiais -adquiridos no mercado ou desenvolvidos com base no modelo incrementai.

Esse tipo de produto proporciona à Meda um grande dinamismo na formação e atualização do seu portfólio, pois promove equilíbrio financeiro, uma vez que os produtos adquiridos, normalmente, são estabelecidos e, por isso, tornam-se fundamentais para a geração do fluxo de caixa. 

"Já os produtos provenientes do crescimento orgânico, por serem medicamentos desenvolvidos a partir dos últimos estágios dos estudos clínicos, conseguem ser disponibilizados para o mercado mais rapidamente e por um custo menor, promovendo ao mesmo tempo valor agregado à classe médica e acesso aos pacientes", finaliza Alessandra.

Email:
Senha:
Esqueceu sua senha?




 
Avenida Moaci, 395 - Conj. 141 e 142 - Planalto Paulista - São Paulo / SP - CEP: 04.083-000 | Fone/Fax: (11) 5533-5305 / 5533-2810
Copyright © 2010 - Abradilan - Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos | Versátil Comunicação