Como criar equipes de alta performance para farmácias

Criar uma equipe de alta performance é um desafio complexo para todo empresário, especialmente no setor farmacêutico, uma vez que precisamos entregar excelência no atendimento ao cliente e a eficiência operacional

Sempre ressalto que uma equipe de alta performance não é aquela que corre atrás de metas, mas a que entrega resultados de forma consistente. Na Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), sou responsável pela equipe de contratação e, para mim, a alta performance faz parte do time e os resultados são uma consequência. Dessa forma, o gestor deve focar em promover as qualidades necessárias para que a equipe atinja o máximo potencial, alinhada com os propósitos da empresa.

Para auxiliar, listo as oito características que praticamos aqui na Febrafar e que fazem a diferença:

  1. Colaboração: em uma farmácia, onde a dinâmica de trabalho é intensa e a interação com clientes é constante, trabalhar em conjunto é vital. As equipes devem estar alinhadas proporcionando um atendimento excepcional. Os membros devem estar dispostos a colaborar, compartilhar responsabilidades e apoiar uns aos outros.
  2. Protagonismo: cada membro da equipe deve ter papel ativo. Em vez de apenas executar tarefas, devem ser protagonistas no sucesso da farmácia. Cada funcionário deve cumprir suas funções e contribuir com sugestões para melhorias. Um gestor eficaz incentiva esse protagonismo, dá autonomia e reconhece as contribuições.
  3. Diversidade de habilidades: uma equipe deve ter uma variedade de habilidades e competências. Na farmácia, isso pode incluir conhecimentos técnicos sobre produtos, habilidades de atendimento e capacidade de resolver problemas.
  4. Comunicação eficaz: em um ambiente farmacêutico, em que a precisão e os detalhes são fundamentais, uma comunicação eficaz garante que todos estejam informados sobre procedimentos, atualizações e expectativas. Reuniões regulares e feedback ajudam a manter esse alinhamento.
  5. Confiança: uma equipe deve lidar com uma ampla gama de situações e clientes, a confiança entre os membros é essencial. Os líderes devem ser transparentes sobre as políticas e decisões, e os funcionários devem sentir que suas opiniões são valorizadas.
  6. Maturidade: a maturidade envolve a capacidade de lidar com feedback, seguir procedimentos e adaptar-se às mudanças. Nas farmácias, as normas e os regulamentos mudam rapidamente, assim a equipe precisa responder de maneira eficiente.
  7. Liderança inspiradora: um líder inspirador não apenas gerencia a equipe, mas motiva e a guia com uma visão clara. Isso significa ser um exemplo de atendimento, dedicação ao trabalho e desenvolvimento. Com um líder que inspira, os funcionários se sentem valorizados e engajados.
  8. Gestão eficaz de pessoas: isso inclui a gestão de desempenho, a definição de metas claras e a criação de oportunidades para o desenvolvimento profissional. Com implementação de programas de treinamento e desenvolvimento para garantir que todos estejam atualizados com as melhores práticas e conhecimentos.

Com base na minha experiência de mais de 15 anos como diretor administrativo e de Gente e Gestão da Febrafar, afirmo que a aplicação desses pilares melhora o ambiente de trabalho e garante que a farmácia ofereça um atendimento de excelência e alcance seus objetivos de forma consistente.

Artigo escrito por André Costa, Diretor Administrativo e de Gente & Gestão da Febrafar.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/materia/como-criar-equipes-de-alta-performance-para-farmacias/

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