As 15 marcas que lideram a venda de não medicamentos em farmácias

A venda de não medicamentos nas farmácias nos últimos 12 meses até maio ajuda a revelar a crescente atenção do setor para a diversidade do portfólio. Cosméticos, pastilhas, doces, fraldas, nutracêuticos e até testes da Covid-19 dividem espaço democraticamente na lista dos 15 campeões em faturamento e procura.

Os dados da Close-Up International apontaram a comercialização de 2,57 bilhões de unidades no período – volume 4,84% superior ao dos 12 meses anteriores. O percentual é similar ao crescimento geral do varejo farmacêutico.

A Unilever colocou duas de suas principais marcas no topo da lista, com a Rexona ocupando a primeira posição. Foram 60,4 milhões de itens vendidos, uma alta de 1,54% e que simboliza uma retomada no segmento de desodorantes – seriamente afetado pelo isolamento social no início da pandemia. No segundo lugar figurou a Dove, com 53,3 milhões de unidades e avanço de 4,73%.

“Essa colocação é reflexo de um trabalho de parceria com nossos clientes do varejo farmacêutico, buscando soluções específicas, bem como inovações que agreguem ainda mais valor para os consumidores. Um exemplo disso é a marca Rexona Clinical, sucesso no canal desde seu lançamento, pois entrega um benefício percebido e a equação de valor que o shopper de farmácia valoriza”, argumenta Andreza Graner, gerente de marketing da marca Rexona.

Bomboniere é destaque em venda de não medicamentos
Apesar do retrocesso de 4,94%, a pastilha Valda, da Canonne, sustentou a terceira colocação, com 35,3 milhões de itens comercializados. A Lacta, da Mondelez, aparece em seguida – suas 23,8 milhões de unidades garantiram à fabricante uma evolução percentual de 20%, a maior entre os top 15 do ranking. O resultado atesta a força do segmento de bomboniere, que tem ainda a Trident no top 6.

“Em comum, essas marcas de bomboniere reforçaram o olhar para o varejo farmacêutico no período, com o interesse de expandir a atuação no canal, levar uma parte de seu portfólio e criar um mix de necessidades na farmácia para determinados produtos”, avalia Paulo Paiva, vice-presidente Latam da consultoria.

Vendas em reais
Já no ranking das vendas em reais, o segmento de fraldas foi o responsável pelas duas primeiras posições. A liderança ficou com a Pampers, da P&G (R$ 821,6 milhões), seguida pela Huggies, da Kimberly-Clark (R$ 586,1 milhões). Mais uma vez a Unilever coloca suas marcas Dove (R$ 439,2 milhões/ 9,57%) e Rexona (R$ 428,1/ 4,42%) entre as campeãs de vendas, respectivamente na terceira e quarta colocação.

Fechando o top 5 está a Ninho Fases, da Nestlé, com R$ 387,6 milhões (33,29%). A fabricante domina os segmentos de fórmulas infantis e complementos nutricionais, com mais três marcas na lista. São elas a Nan Comfor (8ª), Nutren Senior (10ª) e Nestogeno (14ª).

Panorama Farmacêutico

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