Enquanto o robô está fazendo a seleção, coleta e dispensação de medicamentos, profissionais da farmácia estão acolhendo cliente
Já imaginou uma farmácia do futuro? Na qual, por exemplo, um robô poderia separar o medicamento para o cliente e entregá-lo em menos de 30 segundos. Essa tecnologia já está em funcionamento na cidade de São Paulo, mais precisamente na loja da Drogaria Soares, presente no bairro da Vila Mariana. E essa otimização reflete diretamente no atendimento do balcão. “A começar pela redução de filas e tempo de espera e, o principal, na humanização do atendimento. Enquanto o robô está fazendo a seleção, coleta e dispensação do medicamento, o atendente e/ou farmacêutico estão acolhendo o cliente, orientando sobre a prescrição, tirando dúvida sobre jornada de tratamento e até mesmo prestando atendimento sobre demais mix de produtos da farmácia”, explica o diretor geral da Drogaria Soares, de forma exclusiva para o Jornal Giro News Fernando Padilha.
Como funciona todo o processo?
Tudo começa com a entrega da receita ou pedido médico ao atendente ou farmacêutico, que coloca os dados no sistema para que o robô realize toda a operação. “Desde o recebimento da prescrição, a seleção do medicamento e a dispensa do mesmo por meio de uma esteira que leva o produto até o balcão, nas mãos do atendente”, diz Padilha. O estoque também é beneficiado. “Como é uma tecnologia que conta com inteligência artificial e assimila a rotina da farmácia, ele repõe na prateleira os produtos em conformidade de quantidade, marcas e tipos de medicamentos e produtos que mais têm saída. Isto evita atrasos no atendimento, erros na entrega, produtos vencidos nas prateleiras e inconformidades no próprio inventário.” O executivo ressalta que o robô contribui, inclusive, para a receita da farmácia, evitando perdas e desvios, por exemplo.
Tecnologia para a rede
A princípio, a Drogaria Soares não irá implementar a tecnologia em outras lojas. “Nós decidimos instalar o robô somente na unidade da Vila Mariana, que é a responsável por fazer a redistribuição de produtos para as demais unidades que temos em São Paulo.” Denominado “BD Rowa”, o robô está presente em 53 países e em mais de 100 pontos de venda na América Latina. Ele é fabricado e distribuído pela empresa de tecnologia médica BD e chega a ser até 22 vezes mais rápido em comparação à operação manual, afirma a BD.
Futuro das drogarias
As farmácias e drogarias têm se adaptado cada vez mais às necessidades dos clientes. “A tendência é automatizar para humanizar. Melhorar o fluxo para acolher. E este movimento, chamado ‘farmácia do futuro’, ou farmácia 2.0, voltada para a prestação de serviços e à atenção primária à saúde, começa a se consolidar no Brasil, que é um dos maiores mercados mundiais, com cerca de 90 mil drogarias”, finaliza Padilha.
Fonte: https://sbvc.com.br/drogaria-soares-otimiza-o-atendimento-com-um-robo/