Juntas, elas buscam fortalecer a capacidade de inovação e competitividade das empresas do setor
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Sindusfarma selaram um Acordo de Cooperação, com o objetivo de incentivar as sinergias entre instituições de pesquisa científica e tecnológica públicas e privadas e a indústria farmacêutica instalada no país, fortalecendo assim a capacidade de inovação e a competitividade das empresas do setor tanto no mercado interno quanto no mercado internacional.
A parceria foi formalizada pelo presidente da Embrapii, Álvaro Prata, e o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, no primeiro dia da III Cúpula Brasileira de Inovação em Saúde, na noite de segunda-feira (9), no WTC São Paulo.
“Com o Acordo de Cooperação com o Sindusfarma, queremos aumentar a atuação da Embrapii neste importante segmento da saúde ligado aos fármacos, produtos farmacêuticos e farmoquímicos. A Embrapii atua na área da saúde, sendo o segundo segmento em termos de importância e número de empresas com projetos conosco, sobretudo em dispositivos médicos. E nós, juntamente com o Sindusfarma, queremos nos aproximar deste segmento em que a entidade atua. Temos muito a oferecer com nossas 93 unidades e esperamos que a parceria seja muito frutífera”, disse Álvaro Toubes Prata, diretor-presidente da Embrapii.
“Estamos muito orgulhosos de firmar essa parceria com a Embrapii, pois ela é uma referência quando se fala em inovação no Brasil. E a indústria farmacêutica tem como foco essa inovação, a fim de desenvolver novos produtos e aumentar a qualidade de vida da população de forma geral, em especial da brasileira. Portanto, a assinatura deste Acordo de Cooperação entre Sindusfarma e Embrapii junta a necessidade que a indústria farmacêutica tem de inovação com a capacidade da Embrapii de orientar nesta inovação”, disse o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.
Órgão federal criado em 2013, a Embrapii apoia projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) por meio de investimentos e de suporte científico-tecnológico de suas Unidades parceiras, em diferentes “competências tecnológicas”. Na área farmacêutica, oferece parcerias nas competências “Biofármacos e Fármacos” e “Desenvolvimento de Medicamentos”.
Algumas das Unidades credenciadas pela Embrapii na área farmacêutica são:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) CQMED – Centro de Química Medicinal de Inovação Aberta da Unicamp Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), em Santa Catarina IFSC-USP (Instituto de Física da USP de São Carlos)