Farmacêutica brasileira União Química amplia vendas ao exterior

A União Química exporta para Moçambique, desde 2020, via parceiro local que já comercializa um extenso portfólio de produtos

A população africana terá acesso a novos contraceptivos, de origem brasileira. Em conformidade com o seu plano de crescimento por meio da internacionalização, a União Química, farmacêutica multinacional brasileira, dá início a nova operação de venda no Cabo Verde, continente africano. Para isso, a empresa firmou uma parceria estratégica com uma empresa europeia que possui acordos em diversos países da África.

“Este é mais um passo importante no nosso processo de consolidação da estratégia de internacionalização em países na América do Sul, América Central, Ásia e África e Oriente Médio. É um projeto que busca levar o nome da União Química a todas as partes do globo, tornando conhecidas nossas marcas próprias e aquisições em todos os continentes”, explica Fernando de Castro Marques, presidente da União Química.

Inicialmente a União Química enviará milhares de unidades do contraceptivo Ciclo 21, um dos mais vendidos no Brasil. “O objetivo é que em um ano seja triplicado esse número”, afirma Marques, lembrando que as vendas serão feitas para os setores público e privado.

A União Química exporta para Moçambique, desde 2020, via parceiro local que já comercializa um extenso portfólio de produtos União Química, incluindo o anticoncepcional Ciclo 21.

Com a internacionalização, a União Química também passa a fornecer o antipsicótico injetável Decan Haloper (haloperidol) para Hong Kong e Macau. “Somos a primeira farmacêutica brasileira a exportar esse antipsicótico para Hong Kong. Temos a certeza de que esse é o ponto de partida para um abastecimento regular no local e, também, para entrarmos em novos mercados na Ásia”, relata João Pedro Rangel Neves, diretor de Exportação.

A parceria para distribuição dos medicamentos é de 5 anos com a empresa de prestígio no mercado farmacêutico de Hong Kong. O medicamento é indicado para tratamento de manutenção de pacientes psicóticos estabilizados, faz parte da ampla linha hospitalar da União Química, uma das mais completas do mercado nacional.

A União Química também assinou um acordo de licenciamento da linha completa de produtos oftalmológicos no Paraguai. É o primeiro laboratório brasileiro a levar os medicamentos dessa classe terapêutica com exclusividade para um país da América do Sul. O objetivo será fortalecer a liderança no continente por meio da unidade de negócios Genom, líder no mercado brasileiro.

De acordo com Fernando de Castro Marques, presidente de União Química, a entrada no Paraguai marca o início de um plano mais robusto da empresa. “Este é mais um passo no nosso processo de consolidação seguindo nossa estratégia de internacionalização da farmacêutica em países na América do Sul, Ásia, África”, afirma.

A União Química já atua na América Latina como líder no mercado de contraceptivos hormonais orais. A empresa possui equipamentos que possibilitam a produção de mais de 70 milhões de blísteres de produtos hormonais por ano, como contraceptivos e medicamentos de reposição hormonal feminino e masculino, os quais são enviados para mais de 30 países, incluindo Argentina, México e Colômbia na América do Sul, além de alguns países na África.

Fonte: https://canalexecutivoblog.wordpress.com/2023/12/06/farmaceutica-brasileira-uniao-quimica-amplia-vendas-ao-exterior/

Compartilhe: