Foram definidos cinco desafios, que vão desde o aparecimento dos primeiros sintomas até manutenção da saúde em diversos momentos da vida
A Libbs Farmacêutica abre, na quarta-feira (9), as inscrições para a quarta edição do Linna, seu programa de inovação aberta. Com o objetivo de impulsionar parcerias com startups, scale-ups e pequenas empresas, o Linna busca soluções inovadoras para os desafios do setor de saúde.
Para este ano o Linna tem como foco a busca por soluções que beneficiam pacientes, cuidadores e profissionais de saúde. Foram definidos cinco desafios, que vão desde o aparecimento dos primeiros sintomas até manutenção da saúde em diversos momentos da vida. Os desafios são:
1.Primeiros sintomas, primeiros desafios – Encontrando a especialidade certa – a busca por soluções voltadas para o paciente no “momento zero” — o instante em que uma pessoa começa a perceber os primeiros sintomas. O objetivo é facilitar a jornada do paciente ao encontrar soluções para reconhecer os sinais iniciais e determinar qual especialidade médica procurar.
2.Cada dia conta – Como facilitar o diagnóstico correto de doenças? – a busca por soluções que auxiliem os médicos na realização de diagnósticos precisos e rápidos para uma variedade de doenças como TDAH, Transtorno Bipolar e Alzheimer o mais cedo possível, melhorando o prognóstico dos pacientes.
3.Vida após o diagnóstico – Como ter uma vida saudável com uma doença crônica? – a busca por soluções que melhorem o bem-estar de pessoas diagnosticadas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. O desafio é desenvolver estratégias que empoderem os pacientes, combinando educação contínua, adesão ao tratamento, monitoramento regular e tecnologias digitais para que eles possam entender melhor suas condições e adotar práticas que melhorem sua saúde física, mental e emocional.
4.Saúde feminina em foco – Viver bem na menopausa – a busca por soluções inovadoras que ofereçam suporte integral à saúde das mulheres durante a menopausa e pós-menopausa, promovendo o bem-estar físico e mental. O objetivo é explorar tecnologias como apps, wearables, IA e terapias digitais para ajudar as mulheres nessa fase com mais equilíbrio e qualidade de vida.
5.Quem cuida de quem cuida? – Soluções inovadoras para Cuidadores de Paciente – a busca por soluções inovadoras que ofereçam suporte integral aos cuidadores de pacientes com condições de saúde debilitantes, como Alzheimer, câncer e doenças neurodegenerativas. O objetivo é encontrar soluções que ofereçam apoio psicológico, educacional e ferramentas práticas, que ajudem os cuidadores a enfrentarem esses desafios sem comprometer sua própria saúde para desempenhar seu papel de forma sustentável e equilibrada.
Para participar, as startups que tiverem soluções para os desafios propostos devem fazer a inscrição no site www.libbs.com.br/linna a partir do dia 9 de outubro e até 15 de novembro. A triagem acontecerá entre 2 de dezembro e 14 de março de 2025. O período de imersão vai de 17 a 28 de março de 2025. E a fase de pilotos, com duração de até seis meses, terá início em 28 de abril de 2025.