Farmácia Popular atende cerca de 70 mil pessoas nos 10 primeiros meses de 2024

Balanço do governo federal aponta que, aproximadamente, 70 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa Farmácia Popular nos 10 primeiros meses do ano

Um balanço do governo federal aponta que, aproximadamente, 70 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa Farmácia Popular nos 10 primeiros meses do ano. Desse total, pelo menos 43 mil são mulheres, o que corresponde a mais de 60% dos beneficiados.

Pelo menos 65 mil pessoas retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos. Outras 20 mil adquiriram medicamentos com desconto. Do total de usuários do programa, em torno de cinco mil pessoas são beneficiárias do Bolsa Família e retiraram todos os medicamentos de forma gratuita.

Por unanimidade, STJ permite cultivo de cannabis medicinal

Quase mil pessoas inscritas no CadÚnico retiraram absorventes. Atualmente, em Uberaba, 80 farmácias estão conveniadas no Programa Farmácia Popular.

O Programa Farmácia Popular do Brasil é um programa do governo federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, o cidadão poderá obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao PFPB.

O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção e, a partir de 10 de julho de 2024, também para dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson e glaucoma.
O programa oferece, ainda, medicamento de forma subsidiada para o tratamento de diabetes mellitus associada a doença cardiovascular, além de fraldas geriátricas para incontinência. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos produtos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Ao todo, o Farmácia Popular contempla 12 indicações, incluindo absorventes higiênicos gratuitos para as beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.

Fonte: https://www.jmonline.com.br/cidade/farmacia-popular-atende-cerca-de-70-mil-pessoas-nos-10-primeiros-meses-de-2024-1.448161

Compartilhe: