Modelo associativista da Farmarcas abre novas lojas e chega à marca de 1.500 pontos de venda no Brasil
A administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas (atualmente o quarto maior grupo do varejo farmacêutico do País) atingiu mais uma importante marca no último mês de abril, quando alcançou o número de 1.500 lojas, estando em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.
As farmácias estão distribuídas da seguinte forma dentro de as 11 redes administradas pela Farmarcas: Ac Farma (53), Bigfort (52), Entrefarma (104), Farma 100 (14), Farmavale (20), Maestra (12), Mais Farma (18), Maxi Popular (96), Mega Popular (6), Super Popular (36), Ultra Popular (1000) e Conectadas (96). Totalizando 1507 unidade.
Outro dado relevante é que a Farmarcas fechou o mês de março de 2023 crescendo em faturamento 23,28%, em uma comparação dos últimos 12 meses como o mesmo período do ano anterior. Isso representa um crescimento maior do que 8 pontos percentuais em relação a sua concorrência, que cresceu no mesmo período 14,59%.
Esse crescimento diferenciado é possível graças a um alto padrão de serviços prestados para essas lojas que deriva de um processo agressivo de digitalização, capaz de surpreender até as iniciativas mais bem sucedidas dos principais players do varejo.
Um dos grandes motivos para o crescimento da rede é o processo de digitalização dessas farmácias é bastante amplo envolvendo consumidores, lojistas associados, parceiros e os próprios processos da central administrativa e os resultados obtidos recorrentemente pela Farmarcas prova de que a estratégia está sendo muito bem-sucedida.
“Estamos sempre colhendo frutos de um planejamento muito bem-feito e que pensa também no longo prazo. Fato é que, mesmo diante uma crise econômica muito severa, os faturamentos de nossas redes aumentaram. Nós não tivemos nenhuma queda, pelo contrário, crescemos acima da média e continuamos evoluindo normalmente “, analisa do presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.
Os pilares que possibilitam o crescimento da Farmarcas são claros: fortalecer o relacionamento com parceiros, indústria, distribuidores e prestadores de serviço, acelerar a jornada digital do cliente, do associado e dos processos internos, melhorar a comunicação e criar o canal de capacitação do empresário e seus colaboradores, manter o ambiente como sendo desejável para se trabalhar, além de proporcionar satisfação aos associados em relação às entregas da Farmarcas.
“Tudo o que diz respeito ao nosso planejamento estratégico e sua execução está organizado de acordo com uma série de rituais e processos”, afirma o diretor geral da empresa, Paulo Costa.
O resultado é um crescimento consistente para todo o grupo e uma busca cada vez mais pelo uso desse modelo por muitos empresários. “Tem bastante gente interessada eu usar nossas bandeiras, mas a gente foi evoluindo muito no processo seletivo. Hoje, mais de 80% das nossas lojas são montadas por empresários que já têm uma farmácia nossa. Nós não temos essa preocupação de fazer abertura desenfreada de lojas, assim aumentamos muito o nível de exigência sobre novos associados”, explica o diretor de comunicação e operações da Farmarcas, Ângelo Vieira.
Toda essa preocupação proporciona às lojas das redes diferenciais como padronização da apresentação e do atendimento, além de uma grande profissionalização dos gestores, o que faz com que o crescimento da rede seja natural e que as projeções para os próximos anos sejam bastante audaciosas, mas, possíveis.
Fonte:https://guiadafarmacia.com.br/farmarcas-atinge-1-500-farmacias-em-todo-pais