Grupo Profarma registra crescimento de 82,2% de lucro líquido recorrente no 2T24

Além de melhora relevante no Ciclo de Caixa e no retorno sobre o capital empregado

O Grupo Profarma (B3: PFRM3) divulgou no dia 07 de agosto de 2024 (quarta-feira), seus resultados relativos ao segundo trimestre de 2024 (2T24). O desempenho do primeiro semestre de 2024 evidencia a capacidade em gerar resultados sólidos e a resiliência de seu modelo de negócio.

O novo Centro de Distribuição (CD) de Cuiabá, Mato Grosso, inaugurado no primeiro trimestre do ano em uma região estratégica por registrar crescimento acima do mercado nos últimos anos, corrobora a assertividade no posicionamento estratégico da Companhia. Com a maturação do novo CD, a margem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) tende a se aproximar da média do portfólio, o que tende a potencializar a margem lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) da Profarma Distribuição nos próximos trimestres.

No segundo trimestre de 2024, o Grupo Profarma alcançou receita bruta Consolidada (excluídas as vendas intercompany) de R$ 2,7 bilhões, representando crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período de 2023. Ao considerar o resultado acumulado nos últimos 12 meses (LTM), o montante totaliza R$ 10,5 bilhões, compondo o CAGR de 15,6% nos últimos três anos, reflexo da grande vantagem competitiva gerada pelo modelo integrado, com atuação na distribuição e no varejo farmacêutico, essencial para dar suporte à expansão e crescimento sustentável do Grupo.

A Profarma Distribuição apresentou crescimento de 7,9% na receita bruta no trimestre, ao atingir R$ 2,6 bilhões de receita bruta, enquanto a Rede d1000 totalizou R$ 541,0 milhões, aumento de 19,0% em relação ao mesmo período de 2023.

A consistência no desempenho das vendas foi acompanhada de melhorias operacionais nas duas divisões. Com isso, o Grupo Profarma alcançou o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) recorrente (excluindo despesas não recorrentes atreladas a um provisionamento de impostos como resultado da adesão ao Programa de Parcelamento Incentivado do estado de São Paulo) de R$ 91,6 milhões no segundo trimestre de 2024, avanço de 14,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, apresentando CAGR de 23,5% nos últimos três anos. A margem do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) recorrente no segundo trimestre de 2024 alcançou 4,0%, 0,3 p.p. superior ao segundo trimestre de 2023.

Com a evolução do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) e o importante trabalho de otimização do capital de giro, o Grupo obteve a forte expansão de 82,2% em seu lucro líquido recorrente, que totalizou R$ 30,3 milhões no segundo trimestre de 2024. Considerando o primeiro semestre de 2024, o lucro líquido recorrente atingiu R$ 33,9 milhões, multiplicando em mais de duas vezes (+ 142,7%) o desempenho verificado no primeiro semestre de 2023.

A companhia tem implementado diversas iniciativas com o objetivo de reduzir o Ciclo de caixa, visando gerar recursos internos para sustentar o seu crescimento e agregar valor ao negócio. Como resultado, no segundo trimestre de 2024, apresentou melhora de nove dias do Ciclo de Caixa em relação ao segundo trimestre de 2024. O foco na otimização do retorno sobre o capital empregado resultou na melhora do ROIC LTM, que passou de 12,7% no segundo trimestre de 2023 para 15,4% no segundo trimestre de 2024, e no ROE LTM, que avançou de 3,9% para 10,6%.


O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do Grupo Profarma, Max Fischer, comentou: —Os resultados que estão sendo apresentados trimestre após trimestre são reflexo de um posicionamento estratégico que se prova cada vez mais bem sucedido. Nas duas unidades de negócio, estamos entregando melhorias consistentes nos resultados operacionais, com crescimento sustentável em seus respectivos mercados. Nesse semestre, mostramos novamente o nosso compromisso com a eficiência operacional e disciplina de alocação de capital, com atenção voltada ao cliente e alinhados com nosso inconformismo e busca por impactos positivos na sociedade—.

Destaques por Divisão

A Profarma Distribuição alcançou Receita Bruta de R$ 2,6 bilhões no segundo trimestre de 2024, 7,9% superior ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento da receita alcançou 9,9%, totalizando R$ 5,0 bilhões. De acordo com a base do IQVIA, tivemos crescimento 0,2 p.p. acima do mercado de distribuição no trimestre e aumento de 5,3 p.p. no acumulado do ano, o que resultou em uma ampliação do nosso market share, que atingiu 22,0% em junho. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) recorrente alcançou R$ 64,6 milhões, com crescimento de 8,4% ante o segundo trimestre de 2023. Como reflexo do melhor resultado financeiro e da redução relevante do ciclo de caixa, o lucro líquido recorrente foi de R$ 21,2 milhões, 99,4% superior ao apurado no segundo trimestre de 2023.


No primeiro semestre de 2024 foram inauguradas 11 novas unidades, totalizando 251 lojas ao final do período, ampliando nossa presença nas regiões de atuação e fortalecendo as marcas no mercado. A Rede d1000 registrou aumento do faturamento médio por loja, o que proporcionou avanço de 19,0% na Receita Bruta em relação ao segundo trimestre de 2023, ao atingir R$ 541,0 milhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, sigla em inglês) apresentou evolução de 30,6% no mesmo período, acompanhado de ganho de rentabilidade operacional medido pela margem Ebitda, que foi de 4,9%, 0,4 p.p. superior à apurada no segundo trimestre de 2023.


O Grupo Profarma é formado pela Profarma Distribuição e pela Rede d1000. Ambas as Companhias são listadas no Novo Mercado (B3). A Profarma Distribuição (PFRM3), com mais de 60 anos de atuação e 18 anos com capital aberto, é a segunda maior do Brasil no segmento de distribuição farmacêutica, com mais de 52 mil clientes mensais e atuação nacional. Possui 15 Centros de Distribuição: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo (2 CDs), Rio Grande do Norte e Distrito Federal.


A Rede d1000 (DMVF3), criada em 2013, é a rede de drogarias responsável pela operação das bandeiras Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário. Com 251 lojas nos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso, atende mais de 2 milhões de consumidores/mês. Todas as suas marcas estão presentes há mais de 40 anos em suas regiões de atuação. A Rede d1000 vem investindo cada vez mais em expansão, diversificação de canais e evolução da experiência de compra do consumidor. Para mais informações, visite ri.d1000varejofarma.com.br.

Fonte: https://www.revistafatorbrasil.com.br/2024/08/08/grupo-profarma-registra-crescimento-de-822-de-lucro-liquido-recorrente-no-2t24/

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