Mercado farmacêutico digital entra na mira de investidores

Movimento seguiria tendência do varejo norte-americano

Enquanto o mercado farmacêutico digital cresce de forma consistente nos Estados Unidos, com grandes redes como CVS e Walgreens fechando lojas físicas, no Brasil não há nenhum grande player 100% digital que faça frente às grandes redes de farmácias. Entretanto, algumas movimentações entre investidores sinalizam que este cenário pode mudar a curto prazo.

Para Sandro Angélico, CEO da Qualidoc, tudo é uma questão de tempo. “O setor farmacêutico é estável, projeta um crescimento acima de R$ 202 bilhões para este ano e continua avançando na casa de dois dígitos, com as operações de e-commerce em expansão. Trata-se do segundo maior segmento do varejo brasileiro, ficando atrás apenas do alimentar”, explica.

Segundo o executivo, uma conjuntura de fatores impediu a entrada, no Brasil, de players globais do varejo online no canal farma. “Podemos citar como barreiras as particularidades regulatórias, desafios logísticos, pressão dos custos operacionais e incertezas econômicas mundiais nos últimos anos. Porém, a solidez dos resultados tende a mudar esse cenário em curto e médio prazo”, acrescenta.
Qualidoc está pronta para crescer no mercado farmacêutico digital.

Pronto para um possível M&A da Qualidoc, Angélico ressalta que o mercado farmacêutico digital não abre espaço para a empresa ser “mais ou menos online”. Dos mesmos proprietários da Drogaria Onofre, pioneira no desenvolvimento de plataforma de e-commerce no segmento, a empresa acaba de completar quatro anos de operação, consolidando-se como a maior farmácia 100% digital do Brasil.

“Estamos colhendo os frutos dos quase R$ 100 milhões aportados até este momento. Grande parte desse montante foi destinado a melhorias de processos, de integração logística e de produtividade operacional e no desenvolvimento de uma plataforma randômica de precificação para melhorar a aquisição de clientes e aumento da recorrência”, ressalta.

Enquanto o mercado projeta um crescimento de 10,60%, a Qualidoc avançou 44%, alcançando a marca de mais de 1 milhão de pedidos em 2024. “Em 2025 vamos nos preparar para atingir o break even. Também estamos em análises avançadas de propostas de aquisição e investimentos por parte de gigantes globais que ainda não atuam no segmento e atraindo a atenção de companhias e grupos de investidores que desejam entrar neste mercado”, finaliza Angélico.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/mercado-farmaceutico-digital/

Compartilhe: