Proffer monitora preço de dez mil itens para farmácias

A iniciativa ajuda a aliviar uma das principais dores de cabeça dos varejistas independentes: como precificar corretamente

Integrante do ecossistema de startups da Farma Ventures, a Proffer desenvolveu uma ferramenta online que monitora valores de venda de mais de dez mil produtos de farmácias, com foco em lojas físicas. Mais de 300 mil preços são coletados diariamente por meio da plataforma.

A iniciativa ajuda a aliviar uma das principais dores de cabeça dos varejistas independentes – precificar corretamente os produtos no ponto de venda (PDV).

Especializada na gestão inteligente de preços para o varejo farmacêutico e com cerca de 20 meses de operações, a Proffer atende grandes redes como Indiana e São João. Agora, busca ampliar presença no pequeno e médio varejo e já conquistou a adesão de mais de mil CNPJs. “A meta é alcançar dez mil farmácias até o fim do ano, além de ter distribuidoras regionais usufruindo da solução”, prevê o CEO da Proffer, Edmilson Varejão.

Disponível via desktop e mobile, o Portal Proffer Monitoramento utiliza algoritmos e inteligência artificial para a coleta diária de preços. A ferramenta permite filtrar a consulta por estabelecimento, município e SKU, com indicação de preços mínimos, máximos e médios aplicados nos últimos sete dias. “O programa rastreia, inclusive, itens comercializados por supermercados e que também têm venda em farmácias”, acrescenta Varejão.

A farmácia pode aderir gratuitamente à plataforma, bastando apenas o cadastro de login e senha. Outra opção é contratar o plano Premium pela quantia mensal de R$ 199. Nessa modalidade, o usuário tem direito a exportar todos os dados e ainda acessa um histórico anual de preços. Não há necessidade de integração aos sistemas de gestão e vendas da farmácia ou da distribuidora.

“Estamos empoderando a farmácia independente e fornecendo ao PDV subsídios que, sozinho, ele teria dificuldade de acessar. Ao ter uma base sólida dos preços praticados pela concorrência, o tomador de decisão pode responder às mudanças de mercado mais rapidamente, ampliar a competitividade da farmácia e a capacidade de negociação com fornecedores”, acredita.

Proffer vive novo ciclo de expansão

O desenvolvimento da plataforma para farmácias independentes é parte do novo ciclo de expansão da Proffer, que captou R$ 1 milhão em uma rodada de investimentos no fim do ano passado. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e a aceleradora gaúcha Wow também destinaram aportes recentes à startup.

A empresa iniciou atuação no canal farma em junho de 2021. Com carteira de clientes que soma mais de mil lojas, a meta é aumentar em oito vezes a receita neste ano. O algoritmo de inteligência artificial da startup tem conseguido aumentar a lucratividade das farmácias em até 5%, a partir de recomendações de preço individualizadas para cada item do mix.

“A solução vai ao encontro de uma das principais angústias das farmácias, que é a precificação. Por isso acreditamos na proposta de valor da Proffer e asseguramos apoio estratégico, ampliando seu acesso ao setor e a fundos de investimentos”, complementa o diretor de operações da Farma Ventures, primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico do Brasil, Giovanni Oliveira.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/proffer-auxilia-monitorar-precos/

Compartilhe: