Reclame Aqui analisa atual reputação do e-commerce de farmácias

De todas as farmácias que contabilizaram índice na plataforma no período de 1º de maio a 31 de outubro de 2022, cinco conquistaram o selo RA 1000

Categoria que somou mais de 7.500 reclamações na plataforma Reclame Aqui  nos últimos seis meses, o e-commerce de farmácias cresceu 52,2% nos últimos 12 meses até setembro, segundo dados da IQVIA. A movimentação via comércio eletrônico alcançou R$ 6,54 bilhões entre outubro de 2021 e setembro deste ano, contra R$ 4,30 bi dos 12 meses anteriores.

E quando o consumidor pesquisa por uma empresa na plataforma, uma das informações que mais chama a atenção é a carinha da reputação. Se o rostinho for roxo, verde ou deixar de ser uma carinha e virar um selo RA 1000, a confiança do cliente aumenta e ele sente mais segurança na hora de efetuar as compras.

O selo representa o índice máximo de reputação, medido a partir do monitoramento diário das reclamações por parte de uma equipe de analistas de conteúdo.

Confira a reputação do e-commerce de farmácias nos últimos seis meses

De todas as farmácias que contabilizaram índice na plataforma no período de 1º de maio a 31 de outubro de 2022, cinco conquistaram o selo RA 1000. São elas as Drogarias Pacheco, Panvel, Nissei, Qualidoc e Consulta Remédios.

Outras cinco varejistas foram consideradas ótimas e seis apresentaram reputação boa. Já na categoria lojas físicas, além das farmácias que já constam do ranking online, Extrafarma e Rede Drogal figuram na lista.

E-commerce de farmácias com sinal vermelho

Por outro lado, o Reclame Aqui indicou varejistas que ainda não deram a devida importância à construção do relacionamento e confiança do consumidor. Seis farmácias figuram entre as que receberam as piores avaliações, quatro delas com não recomendação.

O ranking leva em conta a reputação da empresa e a quantidade de reclamações publicadas para cada categoria vinculada ao cadastro de uma companhia.

Caminhos necessários para a reputação de excelência

Especialista em cultura de atendimento, o consultor Edmour Saiani entende que as farmácias tiveram de encarar o desafio de adaptar muito rapidamente seus canais digitais ao cenário da pandemia, o que amplia riscos na interação com o consumidor. Agora, porém, ele acredita que chegou o momento de assimilar novas lições.

“A operação de e-commerce ainda é pouco amigável, sem dar valor à experiência e ao cuidado de cativar o cliente. Há conveniência, mas falta esse carinho adicional. Por isso, entendo que o comércio digital deve dar lugar ao conceito que combina vendas e entretenimento, usando redes sociais e grupos de mensagem como canais”, enfatiza.

E-commerce de farmácias: reputação da maior para menor nota

FarmáciaNotaReputaçãoResoluçãoVenda
Consulta Remédios9,6RA 100097,2%Online
Qualidoc9,4RA 100097,2%Online
Panvel8,7RA 100091,6%Online e física
Nissei8,6RA 100090,1%Online e física
Drogarias Pacheco8,4RA 100090,3%Online e física
Drogaria São Paulo8,4Ótimo89,4%Online e física
Farmácias Pague Menos8,4Ótimo88,6%Online e física
Drogaria Minas-Brasil8,2Ótimo91,7%Online
Extrafarma8,2Ótimo92,1%Física
Pill Farmácia Digital8,1Ótimo84,6%Online e física
Farmagora8,1Ótimo92,3%Online
Rede Drogal8Ótimo91,9%Física
Farma Forma7,8Bom90%Online e física
Farmácias App7,7Bom86,7%Online
Drogaria Nova Esperança7,5Bom85,6%Online
Droga Fuji7,4Bom82,4%Online e física
Drogaria Liviero7,4Bom100%Online e física
Drogão Net7,1Bom80,6%Online
Dragon Pharma5,9Ruim55,6%Online e física
Droga Clara5,7Ruim63,6%Online e física
Farma PonteNão recomendadaOnline e física
RedefarmaNão recomendadaOnline e física
Cuida Bem FarmaNão recomendadaOnline e física
Farmácias MorifarmaNão recomendadaFísica

Fonte:https://panoramafarmaceutico.com.br/reclame-aqui-e-commerce-de-farmacias/

Compartilhe: