Redes da Fecofar comemoram um ano de fundação

Federação já tem cobertura de 57% da população e supera R$ 4 bi de receita

As sete redes da Fecofar, que congrega representantes do associativismo  e do franchising, comemoraram um ano de fundação da entidade com um jantar que reuniu 200 convidados, entre representantes da indústria, da distribuição e parceiros comerciais. O evento ocorreu nesta segunda-feira, dia 25, na Casa Bisutti, em São Paulo (SP).

A Federação já contabiliza 3.346 lojas ativas (7,4% do número de PDVs no país) em 1.295 municípios, que cobrem 119 milhões de habitantes, o que corresponde a 57% da população brasileira, segundo levantamento da IQVIA. O faturamento do grupo no acumulado de janeiro a setembro de 2024 alcançou R$ 4,4 bilhões. A projeção é encerrar o ano com receita de R$ 6 bi, que posicionaria a Fecofar entre os top 5 do grande varejo farmacêutico nacional – em patamar quase equivalente ao das Farmácias São João.

O Sudeste é a principal área de atuação das redes associadas, concentrando 43,5% do volume de negócios. “No mesmo período do ano passado a performance era de 47,1%. Isso significa que outras regiões vêm ganhando relevância e ampliando nossa capilaridade, a exemplo do Sul – cujo share saiu de 20,8% para 21,7%. O Nordeste também aparece com destaque nas estatísticas”, explica Fábio Alguim, diretor sênior de Relacionamento com Parceiros Estratégicos & Serviços ao Cliente da IQVIA, durante sua apresentação no jantar.

Redes da Fecofar e distribuição do faturamento por região


(em bilhões de R$ e % no acumulado de jan a set/24)

345782304852309205945 2059 01

Fonte: IQVIA

Outro indicador reforça a rápida evolução da Fecofar. A venda média mensal por loja saltou de R$ 146 mil nos nove primeiros meses de 2022 para R$ 168 mil no mesmo intervalo até setembro deste ano. O montante já é 2,6 vezes superior ao do nicho de farmácias independentes e iguala o desempenho do associativismo e das franquias.

Venda média mensal por loja


(em mil R$ no acumulado de jan a set/24)

03490459052 5094259 90 5943 02

Fonte: IQVIA

Redes da Fecofar buscam desenvolver o pequeno e o médio varejo

As redes da Fecofar vêm obtendo êxito na sua missão de fortalecer o pequeno e médio varejo. “Sozinhas, essas empresas não teriam condições de desenvolver projetos de expansão vigorosos”, acredita o presidente Marcelo Grasso.

Entre os planos já concretizados, destacam-se a contratação de um executivo do mercado, para estruturar e executar todo o planejamento, a inauguração de uma sede própria e somar 50 parceiros estratégicos. Em maio de 2024, Willians Robles foi contratado para atuar como administrador executivo, mesma época em que a sede própria foi inaugurada no bairro da Vila Olímpia, na capital paulista. “Trata-se de um espaço estratégico para facilitar o relacionamento entre redes e indústrias e promover encontros, negócios e capacitação”, acrescenta Robles.

Atenção farmacêutica

Hoje, a Fecofar reúne 45 indústrias e cinco grandes distribuidores em torno de seus projetos, com ênfase especial para a atenção farmacêutica. A entidade fechou uma parceria com a Clinicarx, empresa do ecossistema da Interplayers que atua na interface entre os cuidados em saúde e o mercado farmacêutico.

Hoje, das mais de 3 mil farmácias, 116 estão se preparando para prestar serviços farmacêuticos, oferecendo consultas, procedimentos, exames rápidos, check-ups, vacinas e telessaúde. “O projeto de atenção farmacêutica foi lançado em outubro e contempla três fases. Começa pelo nível básico, que consiste em operações como colocação de brinco e aferição de pressão. O intermediário inclui também a realização de alguns exames e o avançado já envolve aplicação de vacinas”, explica por Jauri Siqueira Jr.head de serviços de saúde e novos negócios da Clinicarx.

Para dar suporte ao projeto, a Fecofar montou uma sala-modelo em sua sede com o objetivo de viabilizar treinamentos práticos para os 7 mil farmacêuticos das redes associadas e contratou o farmacêutico Ronaldo Ribeiro para coordenar o projeto de cuidados farmacêuticos.

Projetos das redes da Fecofar também envolvem nutrição

Outra frente de atuação das redes da Fecofar incluirá um trabalho com a Danone focado em nutrição, no intuito de aumentar a comercialização de fórmulas infantis para além de um ano de idade. “Com isso buscamos ajudar a pequena e média rede a ampliar o mix de forma coerente e planejada, orientando as mães a escolherem o produto mais adequado para seus filhos”, explica.

A Fecofar também planeja uma ação com a Biolab, relacionada ao Sistema Nervoso Central (SNC), outra categoria que as redes de menor porte não trabalham de modo eficiente. “Quando chega uma receita de um medicamento tarja preta, geralmente é permitida a venda de até três caixas por prescrição e a farmácia pequena e média só tem no estoque uma caixa, por se tratar de um item de custo mais elevado. Temos que ensinar o dono da farmácia a trabalhar esse produto e não desperdiçar oportunidades de venda”, alerta.

E para atuar mais assertivamente com gerenciamento de categorias, a Fecofar foi buscar a ajuda da Haleon e do Grupo SantaCruz. Todos os projetos – que ainda envolvem painel de indicadores, genéricos, diabetes, dermo, tecnologia e inovação e Universidade Fecofar – serão lançados em 2025 de forma gradativa.

A lista de empresas fundadoras da Fecofar reúne as bandeiras catarinenses MasterFarma e Farmácias São Rafael, o Grupo AMR (MG), a Drogarias Max (RJ), a Farmais (SP), a Rede Multidrogas (SP) e o Grupo Redemed (PE).

FECOFAR
Fundação: 2023

Faturamento: R$ 4,4 bilhões nos últimos 12 meses até set/24

Capilaridade: 3.346 lojas ativas (7,4% do número de PDVs no país) em 1.295 municípios

Redes associadas: 7 – Drogarias Max (RJ), Farmácias São Rafael (SC), Farmais (SP), Grupo AMR (MG), Grupo Redemed (PE), MasterFarma (SC) e Rede Multidrogas (SP)

Compartilhe: