Sua farmácia conta com clubes de promoções?

Campanhas de incentivo de vendas por meio de metas é opção para garantir melhores condições comerciais

Todo gestor de farmácias deseja contar com a melhor condição de compras. E os clubes de promoções, ou sistema de força de vendas, representam uma estratégia viável para negócios de todos os portes.

“Trata-se de uma ferramenta baseada na meta de vendas do PDV. Sendo assim, é acessível e não demanda grandes adaptações operacionais e tecnológicas, por exemplo”, explica o analista comercial da Procfit, Diego Vivan.

O especialista detalhou o funcionamento desse programa, para quem ele é mais indicado e como ele pode ser uma opção para alavancar vendas e cultivar uma nova fonte de receitas.

Clubes de promoções começam na indústria ou distribuição

Segundo Vivan, a implementação dos clubes de promoções deve ter início com a indústria ou com o distribuidor. “Assim como nos programas de benefícios de medicamentos (PBM), a farmácia não precisa abrir mão de sua rentabilidade para contar com um preço mais competitivo”, afirma.

Para ingressar nesses clubes, o gestor efetua um cadastro em plataformas ofertadas por seus fornecedores. “Nesses espaços, a empresa vendedora irá estipular uma espécie de meta de produtos a serem vendidos para disponibilizar uma condição comercial mais vantajosa”, explica.

Um exemplo é a farmácia vender um número pré-determinado de genéricos de simeticona de um laboratório específico. Atingindo o objetivo, a varejista desbloqueia descontos no pedido e recebe o diferencial. “A vantagem é que esse modelo pressupõe uma tratativa direta entre farmácia e fornecedores. Não envolve players externos e sequer precisa de dados vinculados ao consumidor”, completa.

Solução é especialmente interessante para os pequenos e médios

O analista destaca que os clubes de promoções são especialmente interessantes para as farmácias de pequeno e médio porte. “Uma vez dentro do programa, o gestor não é obrigado a aceitar todos os desafios. Conhecendo a sua realidade de vendas e o público do entorno da loja, ele pode escolher as metas que fazem sentido e que vão trazer mais retorno financeiro”, afirma Vivan.

“Para atingir as metas, vale fazer promoções dois por um, campanhas, dias temáticos, tudo que possa alavancar as vendas de uma determinada categoria”, acrescenta.

Relação custo-benefício é diferencial
Por último, o especialista alerta que, apesar de haver um custo para adesão, o retorno é consideravelmente superior. “Geralmente, o valor para cadastro é baixo. E, se comparado com a rentabilidade, se torna um investimento muito racional”, finaliza.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/sua-farmacia-conta-com-clubes-de-promocoes/

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