Abradilan fortalece presença nacional com distribuidores que movimentam mais de 1,6 bilhão de unidades no mercado farmacêutico

Com atuação em 99,3% dos municípios e liderança em genéricos e similares, entidade representa 151 distribuidores que impulsionam o acesso a medicamentos em todo o Brasil

A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) reforça sua relevância no mercado nacional ao consolidar uma atuação com representantes que cobrem praticamente todo o território brasileiro, garantindo acesso a medicamentos e fortalecendo a cadeia de distribuição. Presente em 26 estados e no Distrito Federal, a entidade reúne 151 distribuidores associados, agrupados em 69 grupos econômicos, com impacto direto em todas as regiões do país.

Segundo dados da IQVIA (MAT/Março 2025), a Abradilan responde por 54% de participação de mercado em unidades para genéricos e similares, além de 48,8% em valores para este segmento e 33,8% no mercado geral em unidades. No último período, foram movimentadas mais de 1,6 bilhão de unidades, demonstrando a força e o alcance da entidade.

O trabalho da Abradilan garante cobertura para 85,4% de todas as farmácias do Brasil. No caso das redes associativistas — que somam 25,1 mil lojas — a cobertura chega a impressionantes 96,2%. Com presença em 99,3% dos municípios, a entidade assegura que medicamentos cheguem a comunidades em todas as regiões, reduzindo desigualdades no acesso e fortalecendo a saúde pública.

“Nosso compromisso é conectar o Brasil inteiro a uma rede eficiente e responsável de distribuição farmacêutica. Atuamos para que a população, independentemente da localização, tenha acesso a medicamentos com qualidade e regularidade”, destaca Vinícius Andrade, presidente da associação.

A representatividade da associação e seu papel estratégico no abastecimento do mercado farmacêutico reforçam sua importância não apenas para o setor, mas para a saúde e a economia nacional.

“Na Abradilan, acreditamos que o propósito coletivo é uma força capaz de impulsionar transformações e fortalecer nosso setor, mostrando o verdadeiro valor da distribuição. Mais do que capilaridade, trata-se de construir negócios e operações financeiramente sustentáveis, que gerem impacto positivo para toda a cadeia”, conclui Andrade.

Fonte: Abradilan

Compartilhe: