Nova solução de testagem para uso em farmácias e clínicas abrange os quatro sorotipos da dengue e permite detectar o antígeno NS1 e os anticorpos IgG e IgM
A Abbott anuncia o lançamento do teste rápido Bioline Dengue Duo (ponta de dedo) no Brasil. O teste detecta simultaneamente o antígeno NS1 e os anticorpos IgM/IgG, fornece informações cruciais em todas as fases da infecção (febril, crítica e de recuperação), bem como em casos de infecção de dengue primária e secundária, permitindo um diagnóstico rápido, completo e assertivo.
Bioline Dengue Duo (ponta de dedo) é simples de usar e foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso em farmácias e clínicas. Com resultados disponíveis entre 15 e 20 minutos, o teste é realizado por meio de coleta de sangue, por ponta de dedo.
“Cada minuto importa na luta contra a dengue e os testes rápidos permitem a expansão da testagem em farmácias, reduzindo a sobrecarga em hospitais e serviços de atenção primária em saúde. A oferta de serviço clínicos nas redes de farmácias também contribui para aumentar o acesso da população a cuidados de saúde”, conta Marcelo Rodolfo, Gerente Geral do Negócio de Diagnósticos Rápidos da Abbott no Brasil.
Este é o sétimo teste da Abbott em sua oferta de soluções diagnósticas, reafirmando o seu compromisso para ajudar no combate à epidemia de dengue no Brasil. Os testes da Abbott incluem: Bioline Dengue NS1 Ag, Bioline Dengue IgG/IgM, Dengue IgM Capture Elisa, Bioline Dengue IgG/IgM WB, Dengue IgG Indirect Elisa e Dengue Early Elisa.
O compromisso da Abbott com a prevenção de possíveis futuras pandemias
A Abbott lidera há anos a Abbott Pandemic Defense Coalition (Coalizão de Defesa à Pandemias da Abbott), primeira rede deste tipo no setor com mais de 20 organizações científicas e de saúde pública que trabalha para identificar, rastrear e responder a ameaças virais emergentes, além de ajudar na prevenção de futuras pandemias e, ao mesmo tempo, impactar as existentes.
A Coalizão também colabora com outros especialistas do mundo em um compromisso contínuo com a preparação para pandemias, incluindo capacitar a próxima geração de epidemiologistas, detectar de maneira precoce e responder rapidamente a surtos.
Em 2024, uma pesquisa global encomendada pela coalizão buscou entender as opiniões de especialistas em virologia, epidemiologia e doenças infecciosas do mundo sobre suas prioridades para se preparar para futuras pandemias. O estudo revelou que as mudanças climáticas como o aumento das temperaturas e as inundações estão afetando a forma como humanos, animais e insetos interagem e que vírus transmitidos por mosquitos, como dengue e Zika, estão sendo encontrados em novos lugares. Cientistas preveem que 1.3 bilhão de pessoas podem ser impactadas pelo Zika até 2050 e 61% da população mundial pode ser impactada pela dengue até 2080.1,2
Fonte: https://www.labnetwork.com.br/noticias/analises-clinicas/abbott-lanca-teste-rapido-bioline-dengue-duo-ponta-de-dedo-no-brasil/