De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 10 medicamentos em países de baixa e média renda é falsificado, o que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Por isso, a Novo Nordisk lançou o movimento #TôFora, para alertar os brasileiros sobre os riscos do consumo de medicamentos irregulares e sem a devida recomendação e acompanhamento médico. A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e de mais de 20 organizações da sociedade civil e associações de pacientes.
A campanha foi construída com base em insights obtidos por meio do social listening, que indicam os principais fatores que levam as pessoas à automedicação e ao consumo de medicamentos irregulares, incluindo o baixo custo, a busca por pertencimento e a promessa de resultados “milagrosos”. Oferece orientação para identificar situações de possíveis irregularidades para a saúde da população, sobretudo aos públicos mais suscetíveis a esse tipo de risco — ou seja, pessoas mais expostas a essas influências, incluindo aquelas interessadas em saúde, bem-estar, beleza, vida fitness e em condições como obesidade e sobrepeso. A campanha também busca alcançar todos que, de alguma forma, possam ter sido induzidos ao erro e adquirido produtos irregulares.
“A promessa por soluções rápidas e acessíveis movimenta o mercado de medicamentos irregulares e falsificados, mas os riscos à saúde são incalculáveis e nós precisamos alertar a população. Como líderes globais em saúde, reconhecemos nossa responsabilidade em combater esse problema por meio da conscientização e da informação, reforçando a importância da recomendação e do acompanhamento médicos, além de orientar os públicos mais vulneráveis sobre a necessidade de verificar a procedência dos medicamentos para garantir tratamentos seguros e eficazes “, afirma Isabella Wanderley, gerente geral da Novo Nordisk.
A campanha será desenvolvida para estabelecer credibilidade sobre o tema e oferecer orientação para segurança dos pacientes. O conteúdo será distribuído nas redes sociais e em veículos de mídia, com o objetivo de alcançar o público em momentos de busca por informações e de decisão de compra.
Além disso, será criada uma página no site da Novo Nordisk, para a qual a audiência será direcionada, reunindo informações de qualidade, como: diferenças entre medicamentos irregulares e falsificados, formas de identificar irregularidades, alertas sobre riscos à saúde, orientações sobre o que fazer em casos suspeitos, além das ações e do compromisso da empresa com a segurança dos pacientes.