Resultados são sólidos no segundo trimestre de 2022, com crescimento de receita e melhoria de rentabilidade
A RaiaDrogasil encerrou o segundo trimestre de 2022 com receita bruta consolidada de R$ 7,6 bilhões, um crescimento de 22,4%. OTC foi o destaque do trimestre, com crescimento de 28,6% sobre o mesmo período do ano anterior e um ganho de 1,1 ponto percentual no mix de vendas, alavancado principalmente pela demanda sazonal de inverno e pela venda de testes e autotestes de Covid-19, ambos classificados nessa rubrica.
Os medicamentos de marca cresceram 22,8%, e os genéricos 22,7%, performance alavancada pela sazonalidade de inverno. A categoria de perfumaria cresceu 18,7% sobre o mesmo período do ano anterior. As vendas digitais somaram R$ 764 milhões, representando uma penetração no varejo de 10,5% e um crescimento de 46,9% sobre o mesmo período do ano anterior.
O lucro bruto totalizou R$ 2,3 bilhões no 2T22, com uma margem bruta de 30,3%, uma expansão de 1,5 ponto percentual em comparação com o 2T21. O EBITDA ajustado totalizou R$ 727,5 milhões, um crescimento de 46,3% vs. o 2T21. Já o lucro líquido ajustado totalizou R$ 343,7 milhões, um crescimento de 48,2% vs. o 2T21. No período, a rede inaugurou um total de 64 novas farmácias e encerrou 13, terminando o trimestre com 2.581 lojas em operação.
Mais redes de farmácias com balanços positivos
A Panvel inaugurou 17 lojas no 2T22, alcançando o total de 538 lojas em operação. Mesmo com uma base de comparação forte, as vendas do digital cresceram 24,1% no período. A receita bruta do varejo foi de R$ 965,4 milhões, um crescimento de 25,9% sobre o mesmo período do ano anterior. O EBITDA foi de R$ 109,5 milhões, equivalente a 11,3% da receita bruta, com um crescimento de 0,9 p.p. na comparação anual. O lucro líquido ajustado foi de R$ 28 milhões, representando uma margem líquida de 2,6%, e um crescimento de 15,8% em relação ao 2T21.
A d1000 Varejo Farma apresentou receita bruta de R$ 393,2 milhões no 2T22, o que representa uma evolução de 34,3% versus o mesmo período de 2021. O lucro bruto totalizou R$ 127,1 milhões, representando um crescimento de 34,7%. A rede registrou Ebitda de R$ 22,7 milhões no 2T22, crescimento de 166,0% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 13,2 milhões, melhora de 655,3% em relação ao 2T21.
As Farmácias Nissei encerraram o primeiro semestre de 2022 com 335 lojas, presentes em 3 estados do Brasil: Paraná, São Paulo e Santa Catarina, distribuídos em 83 munícipios distintos. O EBITDA ajustado foi de R$ 83 milhões no primeiro semestre de 2022, 21% acima do valor registrado no mesmo período do exercício anterior, o qual foi de R$ 68 milhões.
A rede encerrou o primeiro semestre de 2022 com o lucro bruto de R$ 368 milhões, 19% maior que o mesmo período do ano anterior (R$ 310 milhões). A margem bruta atingiu 33%, refletindo um aumento de 1 p.p. sobre o primeiro semestre de 2021.
No 2T22 registrou um crescimento médio de venda consolidado (todas as lojas) de 20,12%, para as mesmas lojas. As vendas do omnichannel no primeiro semestre de 2022, cresceram 86% e passaram a representar cerca de 2,5% das vendas totais do grupo.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/redes-de-farmacias-resultados-consistentes-no-2o-tri/