Abrafarma divulga ranking das redes de Farmácias Associadas

Grande varejo farmacêutico nacional movimentou cifras acima de R$ 103 bilhões em 2024

O mais novo ranking das empresas que integram a Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) reafirma a capilaridade nacional do setor e sua relevância para a economia e a saúde do país. O grande varejo farmacêutico movimentou R$ 103,14 bilhões no ano passado, cifras que representaram um crescimento de 14,2% frente a 2023.

Compilado pela FIA-USP e referente a 2024, o estudo leva em consideração o faturamento e o número de lojas. A análise integra tanto os grupos econômicos como as bandeiras por eles administradas.

Ranking por faturamento

A RD Saúde (antiga Raia Drogasil) manteve a liderança em faturamento pelo 14º ano consecutivo. O Grupo DPSP – união das marcas Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco – segue na segunda colocação. Já a terceira posição ficou com as Farmácias Pague Menos. As gaúchas Farmácias São João e Panvel fecham o top 5.

Entre as dez primeiras colocadas, a Drogal, com atuação no interior de São Paulo e Minas Gerais, foi a que mais avançou – subiu dois lugares e agora é a 8ª maior rede em receita.

 


Quando avaliadas as bandeiras de farmácias, as mudanças foram mais visíveis. A Pague Menos assumiu a vice-liderança ao ultrapassar a Drogaria São Paulo, pertencente ao Grupo DPSP. A Raia Drogasil, da RD Saúde, sustenta a liderança. Completam a relação dos primeiros lugares as Farmácias São João e a Panvel, que também saltou uma posição.
 

  

Fonte: Abrafarma e FIA-USP

Mais capilaridade e presença nacional

As redes associadas à Abrafarma encerraram 2024 com 11.244 pontos de venda – um aumento de 8,17% em relação ao ano anterior. Nesse quesito, a RD Saúde manteve a liderança, em número de lojas, com a Farmácias Pague Menos consolidando-se no segundo lugar. O Grupo DPSP aparece na sequência, seguido pelas representantes do Sul – Farmácias São João e Panvel, do Rio Grande do Sul; e a paranaense Nissei.
 

 

Fonte: Abrafarma e FIA-USP

Já na avaliação por bandeira, Raia Drogasil e Pague Menos seguem na dianteira. As Farmácias São João figuram no terceiro lugar.
 

 

Fonte: Abrafarma e FIA-USP

“O ranking mostra como as redes associadas vêm se consolidando não apenas pela consistência nas vendas, como também pelo compromisso de disseminar saúde, bem-estar e conveniência a todo território nacional. Com 11% dos pontos de venda do país, respondemos por cerca de 53% das dispensações de medicamentos”, reforça Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Fonte: Abrafarma

Compartilhe: