Neste ano, fortalecer e acelerar os negócios da unidade de medicamentos genéricos estão no foco do Aché Laboratórios – empresa 100% brasileira, fundada há quase 60 anos.
Entre os principais desafios da empresa para genéricos estão: crescimento de 30% (ou seja, três vezes maior que o mercado); ampliação de portfólio, com a previsão de 45 lançamentos ao longo do ano; consolidação da malha de distribuição; e fortalecimento do genérico de marca.
Para isso, a empresa investe em várias frentes: inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e pipeline de curto prazo e aquisições, a exemplo da recente compra de sete produtos de prescrição da Sanofi. “Tudo isso tendo como objetivo o desenvolvimento estratégico focado na necessidade de cada negócio – tecnologia, equipes exclusivas e planos de investimentos”, contou o diretor executivo de Comercial, Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) e Dermocosméticos do Aché Laboratórios, Marco Antonio Teixeira, para a reportagem do Guia da Farmácia.
Estratégias do Aché com parceiros
Em março, a empresa marcou presença em mais uma edição do Conexão Farma, evento realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), em São Paulo (SP), recebendo clientes em seu estande para compartilhar projetos.
“Hoje, a participação na Conexão Farma significa fortalecer e dividir nossas estratégias com parceiros que já representam 35% do nosso negócio e dividem a estratégia do genérico de marca com mais de 55 mil PDVs do varejo pelo Brasil”, disse Teixeira.
Na feira, a empresa anunciou alguns pré-lançamentos: Rosuvastatina 40 mg com 7 comprimidos, Budesonida 32 mcg e 64 mcg, e Minoxidil 3 frascos.
O executivo comentou a estratégia de crescimento da marca para o varejo farmacêutico. “Pretendemos expandir a presença dos genéricos Aché-Biosintética nas farmácias e trazer ao varejo um genérico de marca com mais acessibilidade, sem perder a qualidade da marca Aché”, afirmou Teixeira