Agência participou de encontro com mais de 20 países e autoridades reguladoras das Américas
A Anvisa participou do XX Encontro Internacional de Farmacovigilância da Região das Américas, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e pela Direção Nacional de Vigilância Sanitária do Paraguai (Dinavisa). O evento reuniu representantes de mais de 20 países, organizações internacionais e autoridades reguladoras para discutir temas estratégicos na área de segurança de medicamentos.
Entre os principais assuntos abordados, destacam-se a farmacovigilância ativa de vacinas, o uso da inteligência artificial no monitoramento de segurança, a cooperação internacional e a detecção e o gerenciamento de sinais. O objetivo do encontro foi reforçar as estratégias que asseguram a eficácia e a segurança de medicamentos e vacinas utilizados pela população da região.
A participação da Anvisa no fórum internacional está alinhada às melhores práticas globais e fortalece o caminho da Agência em direção à sua designação como autoridade reguladora de referência internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no escopo da Ferramenta de Benchmarking Global (Global Benchmarking Tool – GBT) das Autoridades Listadas pela OMS [World Health Organization (WHO) Listed Authorities – WLA]. Essas autoridades são agências reguladoras ou sistemas regulatórios regionais que cumprem todos os indicadores e requisitos relevantes estabelecidos pela OMS para a avaliação e aprovação de medicamentos e vacinas, entre outros, com base num processo de benchmarking (comparação com outras agências) e avaliação de desempenho.
O diretor da Quinta Diretoria da Anvisa (Dire5), Thiago Campos, destacou a relevância do encontro como uma oportunidade para evidenciar os avanços da farmacovigilância brasileira. “Fortalecer as ações pós-mercado é essencial para garantir o monitoramento eficaz dos eventos adversos e do desempenho real dos medicamentos após seu uso pela população”, afirmou.