Levantamento mostra que 66% das compras dos consumidores foram feitas por influência médica
A Close-Up Internacional, empresa especializada em conteúdo e serviços para a indústria farmacêutica, divulgou uma nova edição do Highlights, estudo que analisa os principais influenciadores na decisão de compra de dermocosméticos. A pesquisa, realizada com consumidores no PDV, revela que 66% dos shoppers compraram produtos indicados por médicos, evidenciando a forte influência desse profissional nas lojas.
Os dados mostram que, em 60% das vezes, o balconista participa do processo de escolha da marca. Quando o cliente considera os produtos caros, 40% dos colaboradores oferecem desconto para não perder a venda; cerca de 40% dos profissionais não tiveram nenhuma atitude; 10% ofereceram outra marca; e 10% falaram dos benefícios do produto.
Em um cenário cada vez mais digital e omnichannel, as farmácias seguem como o principal canal de compra da categoria, concentrando 44,1% das vendas. Em seguida, aparecem as plataformas de e-commerce, como o Mercado Livre, com 28,5%; as lojas especializadas em dermocosméticos, com 20,5%; e, por fim, as redes sociais, que respondem por 6,9% das aquisições.
Entre as categorias mais adquiridas, os produtos anti-idade lideram a preferência dos consumidores, representando 72% das compras. Na sequência, aparecem os itens antiacne (67%), os protetores solares (29%), os produtos para limpeza de pele (29%) e os de hidratação (17%).
O levantamento da Close-Up também destaca as dez marcas mais compradas pelo público: La Roche-Posay, Natura, Nivea, Avon, Principia, L’Oréal Paris, Vichy, O Boticário, Neutrogena e Adcos.
Fonte: Close-Up International