Como evitar o turnover com o engajamento interno?

Comprometimento da equipe passa inicialmente por uma comunicação eficaz

Promover o engajamento interno, além de unir a equipe e motivar o colaborador, pode ser o caminho para elevar os negócios a um novo patamar. Mas quais ações devem ser implementadas para colocar todos os envolvidos na mesma página?

Para a analista de marketing da ProcfitGiovanna Sá, o primeiro passo é manter uma comunicação eficiente. “Quando há falhas e gargalos no diálogo entre os departamentos, informações importantes acabam não chegando ao seu destino”, alerta.

Outro diferencial para estimular as equipes pode estar na tecnologia. “Ferramentas como o Cosmos Pro proporcionam diversos recursos para integrar os colaboradores. Um deles é a rede social interna”, afirma.

Procfit usou rede social para promover engajamento interno

A história de que “santo de casa não faz milagre” não se aplica a esse caso. Segundo Giovanna, quando a Procfit identificou que precisava melhorar sua comunicação interna, a solução estava à mão. “Sentimos que era necessário estabelecer uma ponte de contato mais fluída entre as áreas. Passamos a usar a rede social interna para promover esse diálogo”, conta.

De acordo com ela, o espaço foi usado de forma ampla, com o objetivo de cultivar um novo espaço para a interação entre os profissionais da empresa. “Nada precisa ser engessado. Você pode usar a solução para transmitir um comunicado, saudar a todos no início do expediente ou até mesmo compartilhar um meme para descontrair o ambiente. O objetivo é mostrar que a companhia está disposta a se abrir com o colaborador e ouvir o que ele tem a dizer”, comenta.

Ferramenta fomenta interação e valorização

Para a analista, quando o assunto chega às farmácias, o universo de oportunidades é ainda mais amplo. A rede social corporativa, nesse caso, pode promover estratégias de gamificação, disseminar informações de interesse geral, registrar eventos e receber feedbacks e propostas de melhoria.

“É possível organizar gincanas, incentivando os colaboradores a se engajarem por um prêmio, como uma folga ou um voucher de um estabelecimento parceiro. E cabe também ao gestor valorizar publicamente o nível de participação dos funcionários nesse processo”, aponta.

Além disso, o impacto no desengajamento pode ser muito danoso. “A falta de estímulo pode ‘contaminar’ os colegas. Mesmo quando um profissional é desligado, ele ainda pode difundir uma imagem negativa da companhia, transformando o problema de comunicação interna em um entrave também para a comunicação externa”, finaliza.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/como-evitar-o-turnover-com-o-engajamento-interno/?utm_campaign=boletim_orientacao_empresarial_-_04062025&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

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