Comprometimento da equipe passa inicialmente por uma comunicação eficaz
Promover o engajamento interno, além de unir a equipe e motivar o colaborador, pode ser o caminho para elevar os negócios a um novo patamar. Mas quais ações devem ser implementadas para colocar todos os envolvidos na mesma página?
Para a analista de marketing da Procfit, Giovanna Sá, o primeiro passo é manter uma comunicação eficiente. “Quando há falhas e gargalos no diálogo entre os departamentos, informações importantes acabam não chegando ao seu destino”, alerta.
Outro diferencial para estimular as equipes pode estar na tecnologia. “Ferramentas como o Cosmos Pro proporcionam diversos recursos para integrar os colaboradores. Um deles é a rede social interna”, afirma.
Procfit usou rede social para promover engajamento interno
A história de que “santo de casa não faz milagre” não se aplica a esse caso. Segundo Giovanna, quando a Procfit identificou que precisava melhorar sua comunicação interna, a solução estava à mão. “Sentimos que era necessário estabelecer uma ponte de contato mais fluída entre as áreas. Passamos a usar a rede social interna para promover esse diálogo”, conta.
De acordo com ela, o espaço foi usado de forma ampla, com o objetivo de cultivar um novo espaço para a interação entre os profissionais da empresa. “Nada precisa ser engessado. Você pode usar a solução para transmitir um comunicado, saudar a todos no início do expediente ou até mesmo compartilhar um meme para descontrair o ambiente. O objetivo é mostrar que a companhia está disposta a se abrir com o colaborador e ouvir o que ele tem a dizer”, comenta.
Ferramenta fomenta interação e valorização
Para a analista, quando o assunto chega às farmácias, o universo de oportunidades é ainda mais amplo. A rede social corporativa, nesse caso, pode promover estratégias de gamificação, disseminar informações de interesse geral, registrar eventos e receber feedbacks e propostas de melhoria.
“É possível organizar gincanas, incentivando os colaboradores a se engajarem por um prêmio, como uma folga ou um voucher de um estabelecimento parceiro. E cabe também ao gestor valorizar publicamente o nível de participação dos funcionários nesse processo”, aponta.
Além disso, o impacto no desengajamento pode ser muito danoso. “A falta de estímulo pode ‘contaminar’ os colegas. Mesmo quando um profissional é desligado, ele ainda pode difundir uma imagem negativa da companhia, transformando o problema de comunicação interna em um entrave também para a comunicação externa”, finaliza.