O segmento de Saúde também avança no e-commerce, com aumento de 38,1% nas compras online, de acordo com levantamento da Neotrust
O e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12,6% no 1º trimestre de 2022, o que representou um faturamento de R$ 39,6 bilhões ao comércio digital. Houve também alta no número de pedidos, que totalizou 89,7 milhões de compras online, uma elevação de 14% em comparação aos três primeiros meses do ano passado.
Os dados são da Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro e conta com a maior base de dados reais e transacionais do mercado digital no país.
O destaque é a região Nordeste, que registrou aumento de 20% no faturamento e somou R$ 6,95 bilhões, além de alta de 29% nos pedidos, com 14,3 milhões de compras realizadas.
Todas as regiões brasileiras apresentaram crescimento no e-commerce no 1º tri de 2022, de acordo com a Neotrust.
O Sudeste, região com maior faturamento e número de pedidos no varejo digital do Brasil, arrecadou, portanto, R$ 22,8 bilhões e teve mais de 54,7 milhões de compras online, elevação de 9% em ambos os indicadores em comparação com o mesmo período do ano passado.
Categorias em destaque
As categorias que tiveram maior faturamento no 1º trimestre de 2022 são telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios e informática.
Os destaques em faturamento são os eletrodomésticos, com crescimento de 25,8%, e moda e acessórios, com elevação de 25,5%.
Apesar de configurarem entre os segmentos de maior arrecadação, telefonia e informática apresentaram, então, queda em faturamento, com redução de 0,6% e 20,3%, respectivamente.
Moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas são as categorias com maior número de pedidos entre janeiro e março deste ano, sendo alimentos e bebidas o setor que mais cresceu no 1º trimestre, em 73,4%. Saúde também avança no e-commerce, com aumento de 38,1% nas compras online.
Métodos de pagamento no e-commerce no 1ºT do ano
Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o método mais utilizado nas compras digitais nos primeiros três meses de 2022, representando 82,6% do faturamento total.
Ainda de acordo com a Neotrust, houve 6,5 pontos percentuais de redução no número de pagamentos por boleto no 1º trimestre – movimento contrário ao PIX, que vem sendo utilizado cada vez mais, saltando de 4,3% no primeiro trimestre de 2021 para 9,7% no mesmo período em 2022.
“O consumidor vem preferindo utilizar o PIX ao invés do boleto bancário nas compras online, e um dos fatores que pode explicar esse crescimento é a praticidade nas transações, que podem ser feitas em qualquer dia e horário, por meio do celular pessoal do comprador, além de novas funcionalidades que possibilitam um pagamento mais facilitado, como o PIX parcelado”, avalia a Head de Inteligência da Neotrust, Paulina Dias.
Sobe o número de clientes únicos
De acordo com o levantamento da Neotrust, o número de clientes únicos — que fizeram ao menos uma compra — cresceu no 1º trimestre deste ano.
De acordo com a Neotrust, 24 milhões de clientes únicos realizaram compras contra 23 milhões no mesmo período em 2021, 16 milhões no mesmo período em 2020 e 13 milhões no mesmo período em 2019.
“Apesar do constante crescimento, o que se percebe é a desaceleração de clientes únicos no e-commerce devido à retomada do varejo físico após a pandemia. Com isso, é esperado um avanço do comércio online de forma menos expressiva em relação aos anos anteriores”, explica Paulina Dias.
Fonte: Neotrust