Em nova fase, Opella amplia presença nas farmácias

Depois do anúncio feito no primeiro semestre, quando se tornou uma operação independente da Sanofi, a Opella inicia uma nova fase. Fabricante de marcas como Dorflex, Allegra, Novalgina, Enterogermina, Dulcolax e Targifor, a companhia se estabelece como a terceira maior do mundo nos mercados de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) e de Vitaminas, Minerais e Suplementos.

“A empresa já vinha planejando essa movimentação há alguns anos. Vendo isso ser concretizado agora, temos mais liberdade para colocar em prática várias ideias e sermos mais ainda focados nos consumidores”, afirmou Luis Soares, diretor comercial da Opella no Brasil, em entrevista ao Guia da Farmácia durante o Abrafarma Future Trends 2025.

Essas transformações já começaram a ser colocadas em prática no mercado brasileiro. “Passamos a visitar novos clientes e pediatras que não atendíamos no ano passado, fizemos mudanças na política comercial e na forma de fazer investimentos, tornando cada vez mais fácil fechar negócio com a Opella. Então é um momento bastante especial”, disse o executivo.

Estratégia no varejo farma

Em relação às farmácias, a companhia estreitou o relacionamento com o canal e passou a tomar decisões mais ágeis. “Antes tínhamos algumas limitações, mas agora sendo puramente uma empresa de consumer health, temos muito mais agilidade e flexibilidade na forma como falamos com o shopper, nas ideias para levar nossos produtos para a gôndola. Aumentamos as apostas em investimentos com os nossos varejistas e distribuidores e ampliamos a cobertura de pontos de venda. Essas são alguns exemplos do que colocamos em prática desde o primeiro semestre deste ano e já estamos colhendo alguns frutos”, contou Soares.

Com marcas de posicionamento de preço premium, como Allegra, a companhia realizou pela primeira vez uma campanha em parceria com a Disney destacando os anões Atchim e Soneca, aproveitando a sinergia com o lançamento do filme Branca de Neve, no início do ano. “Conseguimos juntar conhecimento, educação, ciência e a comunicação simples para o shopper e ganhar market share nesse tipo de ativação”.

Já com Dorflex, a empresa segue apostando em visibilidade no ponto de venda, em diferentes pontos de contato na farmácia. “Aumentamos também a cobertura e isso tem dado mais tração e performance de market share neste ano”, afirmou o executivo.

Lançamentos impulsionam crescimento

Durante o Abrafarma Future Trends 2025, a Opella apresentou dois novos produtos da marca Targifor em seu estande – o Targifor TPM e o Targifor Stress – reforçando a renovação do portfólio.

Segundo Soares, há outros lançamentos previstos para o mercado nacional ainda neste ano. “Temos uma grande expectativa de aceleração. A gente espera duplicar o percentual de crescimento no segundo semestre versus o primeiro, impulsionado também por esses lançamentos”.

Agenda ESG

Outro marco dessa nova fase foi a conquista, no Brasil, do selo B Corp, ou Empresa B, certificação concedida a empresas que atendem padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade corporativa.

“Essa certificação coloca na nossa pauta a priorização da agenda de ESG, que vários dos nossos clientes também já adotam como pilar estratégico. Demos mais passo para estarmos com eles nessa jornada”, disse Soares.
Outras iniciativas sustentáveis adotadas são o uso de energia renovável na fábrica da Opella em Suzano (SP) e materiais de ponto de venda 100% recicláveis.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/em-nova-fase-opella-amplia-presenca-nas-farmacias/

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