Fátima Merlin é nomeada Advisor da Intent AI, empresa global de Brian Harris, criador do gerenciamento por categoria

Inteligência artificial ganha aliada de peso no varejo brasileiro

Uma revolução silenciosa está prestes a acelerar no varejo brasileiro. Brian Harris, referência mundial e cocriador do modelo de Gerenciamento por Categoria (GC), anuncia a chegada da Intent AI ao Brasil — sua nova empresa, que combina inteligência artificial, modelos estratégicos avançados e foco em resultados sustentáveis para transformar o varejo global.

Para liderar essa transformação localmente, Harris convidou Fátima Merlin, uma das maiores especialistas brasileiras em varejo, comportamento do consumidor e shopper e gerenciamento por categoria, para atuar como Advisor da Intent AI no Brasil.

“Estamos formando um dream team para reinventar o GC como motor de crescimento. Fátima é uma escolha natural: estratégica, inovadora e com forte conexão com o varejo real”, destaca Brian Harris.

A Intent AI nasce com um propósito ousado: transformar o GC de uma função operacional e reativa em um diferencial competitivo estratégico, conectando dados, IA e decisões no ponto de venda com metas corporativas — com velocidade, personalização e visão de futuro.

“Desde que introduzi o Gerenciamento por Categoria no Brasil, em 1998, em cooperação com o ECR Brasil, sempre me entusiasmei com os benefícios que ele pode trazer para varejistas e fabricantes. Fátima Merlin e sua organização, a Connect Shopper, transformaram esse meu sonho em realidade no Brasil. Sua liderança na área de Gerenciamento por Categoria tem sido um dos principais motivos do sucesso dessa prática no país”, explica Harris.

O processo tradicional de 8 passos precisa ser aprimorado para integrar melhor os direcionadores estratégicos, prever oportunidades futuras, lidar com a ampla gama de informações sobre consumidores e shoppers disponíveis atualmente e tornar-se um processo mais eficiente e ágil. “Desenvolvemos e implementamos com sucesso o processo de Gerenciamento por Categoria de Nova Geração, que responde a esses desafios, impulsionado por uma plataforma de ferramentas de análise e decisão baseadas em Inteligência Artificial”, explica Harris. “Estou muito feliz por ter a Fátima em meu time como advisor sênior para trazer essa Nova Geração do Gerenciamento por Categoria ao Brasil. A equipe da Intent AI dá as boas-vindas à Connect Shopper como nossa parceira no Brasil”.

Fátima Merlin é economista, com MBA em Marketing e Comportamento do Consumidor, fundadora e CEO da Connect Shopper, consultoria boutique referência em experiência do shopper. Com mais de 30 anos de carreira, ela atua como conselheira de empresas, mentora, palestrante e autora de livros influentes como “Shoppercracia” e “Varejo Conectado”.

 Para saber mais: www.intentaitech.com.

Fonte: Connect Shopper e Intent AI

Compartilhe: