Katya Erdmann, responsável pelo hub dermo da IQVIA, revelou o estudo durante o workshop Farmácia do Presente
Apesar de avanço de 8,3% em 12 meses, setor convive com grande dependência de lançamentos
O mercado de dermocosméticos movimentou R$ 12,3 bilhões nos últimos 12 meses até julho de 2025 – crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período de 2024. O dado faz parte de um estudo apresentado pela IQVIA durante o workshop Farmácia do Presente, promovido pelo Retail Farma Brasil.
O setor registrou um incremento de R$ 945 milhões, com forte contribuição de novos produtos, responsáveis por R$ 796 milhões em vendas. “Um exemplo é a subcategoria de cuidados com os lábios. Com os lançamentos da linha Carmed, da Cimed, entre 2023 e 2024, houve um avanço de 98,5%. No entanto, já é possível observar uma leve retração”, explica a responsável pelo hub dermo da IQVIA, Katya Erdmann.
Proteção solar lidera mercado de dermocosméticos
Segundo a IQVIA, 34% do faturamento do mercado de dermocosméticos está concentrado na subcategoria de proteção solar. Em seguida aparecem cuidados com o corpo (27%) e com a face (13%).
As principais subcategorias do mercado de dermocosméticos
(Participação no faturamento do setor m porcentagem no MAT 7/2025)

Fonte: IQVIA
Cuidados com o corpo formam a subcategoria que mais cresce
Desde 2021, a proteção solar vem mantendo participação superior a 30% na receita anual. No entanto, pela primeira vez em quatro anos, essa subcategoria evoluiu menos de dois dígitos. A desaceleração reflete a forte influência da sazonalidade.
Para Katya, essa característica torna o segmento de protetores solares especialmente volátil. “Ainda assim, ele mantém sua relevância com os lançamentos nos períodos de alta demanda”, avalia. Os dados confirmam essa análise. Dos R$ 4,16 bilhões movimentados pela categoria, R$ 238 milhões vieram de novos produtos.
Já o segmento de cuidados com o corpo apresentou o maior crescimento no período, com alta de 22,4% e um ganho de três pontos percentuais na participação de mercado.
Subcategorias que mais crescem
(Porcentagem de crescimento no faturamento específico de cada subcategoria no MAT 7/2025)

Fonte: IQVIA
Marcas nativas digitais ganham espaço
Outro destaque do estudo é o avanço das marcas nativas digitais no mercado de dermocosméticos. Entre as 15 maiores empresas do setor, a Principia já ocupa a nona posição, superando gigantes como a Bayer e a divisão de marcas próprias da RD Saúde.
Na análise por subcategorias em julho, a Principia lidera o segmento de anti-seborreicos, com 18% de share. A empresa também se destaca em anti-idade (15%) e proteção solar (3%).
Lojas físicas ainda são o principal canal de vendas
De acordo com o levantamento, 83% das vendas de dermocosméticos nos últimos 12 meses até julho ocorreram em lojas físicas. Apesar da liderança, esse canal sofreu uma queda de dois pontos percentuais em comparação com o mesmo intervalo anterior.
O varejo físico também desponta como o principal canal para marcas nativas digitais. Exemplos incluem a Beyoung (68% das vendas em PDVs), Creamy (64%), Ollie (86%), Principia (88%) e Sallve (77%). “A farmácia é vista como uma fonte de descoberta de novos produtos, o que estimula a compra”, afirma Katya.
Farmácias protagonistas no físico, mas nem tanto no digital

Embora as compras de produtos de cuidados pessoais ainda sejam mais comuns em supermercados, o varejo farmacêutico mantém protagonismo em diversas categorias.
Mesmo com o domínio em categorias como cuidado dos lábios e proteção solar, a representatividade no online ainda não é tão marcante.

Fonte:https://panoramafarmaceutico.com.br/mercado-de-dermocosmeticos-movimenta-r-123-bilhoes/