Dados de 2023 mostram que o tíquete médio das farmácias da Febrafar fora do programa foi de R$ 44,21, enquanto dentro do PEC, o valor salta para R$ 71,66 — um crescimento de mais de 60%
O Programa de Estratégias Competitivas (PEC), programa de fidelidade da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), atingiu a marca de R$ 1 bilhão em vendas brutas no mês de junho de 2025, movimentando 9,7 milhões de transações e impactando 5,3 milhões de consumidores únicos.
“Ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão em um único mês mostra que o PEC é muito mais que um programa de descontos. Ele é hoje uma poderosa ferramenta de estratégia comercial, relacionamento com o cliente e inteligência de mercado”, destaca Ney Santos, diretor de inovação da Febrafar.
De acordo com a entidade, o que o PEC oferece vai além de descontos. Com uma estrutura digital robusta, o programa permite personalizar ofertas, criar campanhas específicas, segmentar clientes e entender padrões de consumo. Como resultado, gera aumento de frequência, crescimento do ticket médio e fidelização.
Dados de 2023 mostram que o tíquete médio das farmácias da Febrafar fora do programa foi de R$ 44,21, enquanto dentro do PEC, o valor salta para R$ 71,66 — um crescimento de mais de 60%.
“A fidelização bem-feita começa quando a farmácia entende que cada cliente tem um perfil e uma jornada diferente. O PEC permite que a farmácia ofereça o produto certo, com o preço certo, para o cliente certo. Isso é estratégia, não apenas promoção”, afirma Ney Santos.
Digitalização e experiência
O PEC também é um pilar da digitalização das farmácias. Através de um ecossistema que inclui aplicativo de ofertas, CRM inteligente, cadastro unificado e relatórios de comportamento do consumidor, o programa oferece autonomia ao empresário e ao mesmo tempo proporciona uma experiência de compra fluida ao cliente.
“O PEC representa uma nova mentalidade no varejo farmacêutico: não se trata apenas de vender mais, mas de vender melhor, com base em dados. Quando a farmácia entende seu cliente, ela se antecipa às necessidades e se torna relevante na vida dele”, reforça Ney.
No segundo trimestre de 2025, o PEC movimentou R$ 2,98 bilhões, com mais de 29 milhões de transações realizadas. De acordo com a Febrafar, para além dos números, o maior impacto está na transformação da cultura das farmácias, que passam a operar de maneira mais estratégica e conectada com o consumidor.
“Temos um programa que combina flexibilidade com inteligência. Cada farmácia pode escolher sua estratégia de descontos, ajustar ofertas em tempo real e manter um relacionamento ativo com sua base de clientes. E o melhor: com total segurança jurídica e aderência à LGPD”, finaliza o diretor.
Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/programa-de-fidelidade-da-febrafar-movimenta-r-1-bi-em-vendas-mensais/