Irmãos Paulo e André Costa anunciam novo ecossistema para setor farma brasileiro
Iniciativa inovadora tem como objetivo qualificar empresários do varejo farmacêutico
Com mais de 20 anos de experiência no associativismo farmacêutico, os irmãos Paulo e André Costa, egressos da Farmarcas, rede associativista da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), preparam o lançamento de um novo projeto que promete revolucionar o setor. A iniciativa será apresentada em uma live, no dia 19 de outubro, às 14h, e todos os empresários do segmento estão convidados a se integrarem à proposta. Basta acessar o link O Futuro do Varejo Começa Agora.
Segundo os ex-executivos da Farmarcas, o objetivo é criar o maior ecossistema de varejo já desenvolvido no Brasil, começando pelo farmacêutico e, no futuro, expandir a outros setores. O movimento pretende empoderar empresários independentes e médias redes, elevando-os a um novo nível de consciência, significado e excelência. ‘’É algo que se sobrepõe a tudo o que existe no mercado’’, frisam.
À frente da Farmarcas, o trabalho, segundo ambos, sempre foi preparar empresários de forma colaborativa para que pudessem competir em um mercado cada vez mais desafiador. ‘’O que estamos construindo vai além de associações ou federações, é um modelo inovador, inclusivo e transformador, que abrange todas as farmácias independentes do país, explica Paulo Costa.
Busca de equilíbrio das independentes em participação do mercado farmacêutico
Paulo Costa reforça que o diferencial não será apenas trabalhar tecnologia e serviços, mas também a mentalidade dos empresários. “Notamos que alguns crescem rápido, outros não conseguem avançar, mesmo com acesso a todo conhecimento, tecnologia e ferramentas. O verdadeiro motor da mudança é o empresário que precisa alcançar o máximo de seu potencial. Nosso projeto pretende trazer uma nova forma de liderança, de dentro para fora.”
A proposta surge em um momento estratégico. Dados do IQVIA de junho de 2025 mostram que o varejo farmacêutico brasileiro cresceu 10,8%, enquanto o segmento independente ficou em 5,1%, taxa de crescimento abaixo do mercado, como também as performances de outras associações e franquias (8,6%) e médias redes (5,3%). O novo ecossistema busca reverter esse cenário por meio de uma rede colaborativa e de suporte estruturado.
A experiência adquirida ao longo dos anos, permitiu à dupla vislumbrar muitas oportunidades a serem aproveitadas no varejo independente. “Muitos desses empresários não estão vinculados a qualquer entidade e, por isso, não têm suporte, outros estão, mas carecem de apoio em suas operações’’. Eles citam ainda as aceleradas mudanças do mercado e dos consumidores, para as quais “o varejo independente ainda não está preparado’’.
O lançamento será transmitido ao vivo diretamente de um estúdio em São Paulo. “Queremos inaugurar um novo tempo para o varejo. E a escolha de um domingo tem a ver com nossa proposta, porque quem quer virar o jogo, não espera pela segunda-feira”, destacam.
Trajetória profissional e expertise acumulada em associativismo
Paulo Costa, 46 anos, é farmacêutico de formação e iniciou carreira no balcão de farmácia. Em 2003, com 24 anos, assumiu a gestão de sua primeira rede associativista, a Farmaster, em Cuiabá (MT). Logo depois, passou a liderar a Rede Hiperfarma, em Curitiba (PR). Sua experiência o levou a cargos executivos na Febrafar, onde, em 2012, foi cofundador da Farmarcas, que se consolidou como o quarto maior grupo farmacêutico do país, com faturamento de R$ 9 bilhões.
Paulo tem MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é especialista em comportamento do século 21 pela FAAP e possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Foi responsável por estruturar estratégias e modelos de governança que permitiram à Farmarcas alinhar empresários em torno de uma visão comum, tornando-se referência nacional no setor. Instagram: @procosta
André Costa, 40 anos, construiu sua base profissional na Coca-Cola, onde atuou ainda jovem. Em seguida, acumulou experiência em setores como distribuição de petróleo e construção civil. Administrador de formação, é pós-graduado em Desenvolvimento Humano para Gestores pela FGV e em Global Business Management pelo IBMEC.
No setor farmacêutico, iniciou sua jornada na Cooperfarma, em Foz do Iguaçu (PR), ligada à Febrafar. Pouco depois, integrou-se à Febrafar onde atuou por 18 anos e foi também cofundador da Farmarcas, onde permaneceu por 13 anos. Sua contribuição foi na área administrativa e de governança, estruturando pilares de gestão de pessoas, finanças, jurídico, planejamento orçamentário e compliance. Instagram: @arocosta
Fonte: https://revistadafarmacia.com.br/eventos/projeto-qualifica-farmacias-independentes/