Crescimento em 12 meses supera índices do período anterior em quatro pontos percentuais
Levantamento da IQVIA revela que as vendas em farmácias contabilizaram R$ 226,9 bilhões nos últimos 12 meses até março de 2025 – crescimento de 12,9% em comparação com o período anterior. Os dados indicam um princípio de aceleração do setor, cujo avanço no período imediatamente anterior havia sido de 8,8%.
As grandes redes e as redes do associativismo foram os principais impulsionadores das vendas no setor. As associadas à Abrafarma lideram o volume de negócios, com 47,3% de participação. Já as farmácias associativistas e atuantes no regime de franquias representaram 24,6% do faturamento total.
Fonte: IQVIA
Já em relação ao número de lojas, o setor contabiliza 93.493 farmácias, um aumento de 1% em relação aos 12 meses do período anterior. A predominância continua sendo das farmácias independentes, com 49.843 PDVs, o que corresponde a 53,3% do mercado, seguida da Febrafar, que soma 17.282 unidades (18,5%).
Fonte: IQVIA
Na dinâmica da evolução do varejo farmacêutico, analisando os canais que crescem acima do mercado, as redes da Abrafarma cresceram com ajuste do preço do mix em lojas maduras (7,2%) e as associadas à Febrafar se destacaram pelas lojas novas (6%) e volume em lojas maduras (3,9%). Já as independentes lideram o ritmo de abertura de lojas (6,4%), mas também é o segmento que mais fechou PDVs no período (-6,2%), contabilizando 6.440 lojas fechadas (aquelas sem faturamento nos últimos três meses), de um total de 7.590.
“São resultados positivos que se repetem há anos e revelam uma capacidade de crescer em qualquer cenário. Diferentemente dos bens duráveis, em que as vendas caem em períodos de crédito mais difícil e caro, isso não ocorre nas farmácias”, acredita Alberto Serrentino, CEO da Varese Retail.
“Melhores condições de crédito a juros baixos e prazos mais longos, menor endividamento das famílias, mais vagas no mercado de trabalho e aumento dos rendimentos previdenciários colaboraram para essa alta. O consumo, em geral, cresceu 5%’’, acrescenta a economista Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências Consultoria.
Evolução das vendas
(12 meses até março/2025 x 12 meses até março/2024)

Fonte: IQVIA Medicamentos de prescrição lideram as vendas em farmácias
Na análise do sortimento, os medicamentos de prescrição permanecem como a categoria mais significativa para as vendas em farmácias, registrando R$ 113 bilhões, o que corresponde a 49,9% do faturamento total no período. Cardiovascular e diabetes foram as áreas terapêuticas que alavancaram o crescimento.
Na sequência vem os não medicamentos, com R$ 65,6 bilhões em vendas (28,9%), impulsionados pelos produtos para cabelo, fórmulas infantis e desodorantes. Os MIPs somaram R$ 43,1 bilhões (19%), com destaque para o segmento de vitaminas, minerais e suplementos; e cuidados aos olhos. Já os medicamentos de especialidades foram responsáveis por R$ 5 bilhões (2,2%) em vendas. Oncologia é a principal categoria, mas são as vacinas que puxam o mercado, com crescimento de 90%.
Vendas em farmácias por categoria
(em bilhões de R$ e %)

Fonte: IQVIA Performance de crescimento
As redes associadas à Abrafarma, assim como as farmácias associativistas e franquias foram os canais que cresceram dois dígitos em todas as categorias (MIPs, consumer health e prescrição).
Crescimento e participação na categoria
Fonte: IQVIA
Considerando o segmento das associações, a Febrafar destaca-se com crescimento acima das demais em todos os canais
Crescimento e participação na categoria

Fonte: IQVIA
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/grandes-redes-e-associativismo-puxam-vendas-em-farmacias/