Publicação reúne dados sobre o impacto dos biossimilares no sistema de saúde, nas políticas públicas e na inovação farmacêutica brasileira
Em um movimento que une ciência, política pública e inovação industrial, a Sandoz, farmacêutica líder global em biossimilares e genéricos, lança, em parceria com o Estúdio JOTA, o e-book “Decifrando os Biossimilares – O potencial desses medicamentos para a saúde pública brasileira”. A publicação, voltada a profissionais da área, gestores públicos, reguladores, jornalistas e tomadores de decisão, tem como objetivo desmistificar conceitos e promover o entendimento técnico e regulatório dessa classe de fármacos, apresentando dados atualizados e reforçando a relevância para os sistemas de saúde e o desenvolvimento industrial do país.
Os biossimilares são medicamentos de alta complexidade, que oferecem equivalência terapêutica aos biológicos de referência, utilizados no tratamento de doenças como câncer, artrite reumatóide, diabetes e distúrbios do crescimento. Com eficácia e segurança comprovadas, eles chegam ao mercado com preços até 30%¹ mais baixos, o que os torna uma alternativa estratégica para ampliar o acesso da população e aliviar a pressão orçamentária do Sistema Único de Saúde.
“O lançamento deste e-book reforça nosso compromisso em promover o conhecimento científico e fortalecer a base técnica de apoio ao uso de biossimilares no Brasil. Informação é o primeiro passo para vencer a desconfiança, resistência e ampliar o acesso a tratamentos de qualidade”, afirma Marcelo Belapolsky, Country Head da Sandoz no Brasil.
O impacto dos biossimilares na economia
Segundo dados do Ministério da Saúde, os medicamentos biológicos representam uma pequena parcela – apenas 2% – do total de fármacos adquiridos pelo órgão público. No entanto, consomem uma fatia desproporcional do orçamento destinado à saúde: cerca de 41% de todo o valor gasto. Isso acontece porque os biológicos são, em geral, medicamentos de alta complexidade e custo elevado, e por isso, os biossimilares surgem como uma alternativa eficaz e mais acessível, com potencial para reduzir despesas, ampliar o acesso da população a tratamentos e tornar o sistema de saúde mais equilibrado e sustentável.
A publicação também reforça os benefícios concretos das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs). A experiência com o biossimilar rituximabe, fruto da cooperação entre Sandoz, Bio-Manguinhos/Fiocruz e Bionovis, evidenciou redução de 20% nos custos de aquisição pelo SUS e um aumento de 28% no número de doses administradas, segundo estudo publicado na Value in Health.²
“O Brasil tem todas as oportunidades para ser protagonista em biossimilares: mercado amplo e capacidade tecnológica crescente, que nos permitem aumentar cada vez mais o acesso àqueles que mais precisam. Mas para isso, é essencial investir em educação técnica e em políticas públicas estruturantes. Estamos felizes em liderar essa conversa, alinhado ao nosso propósito de proporcionar assistência médica acessível, sustentável e de alta qualidade”, completa Marcelo.
O e-book “Decifrando os Biossimilares” está disponível gratuitamente no site da Sandoz e no portal JOTA, e pode ser acesso no link.