Serviços farmacêuticos: entenda vantagens e desafios

Farmácias brasileiras caminham rumo a um novo papel, como hubs de saúde, mas, desafios como adequação regulatória, capacitação profissional e estrutura adequada ainda demandam atenção e investimento

As farmácias evoluíram e hoje não são apenas estabelecimentos dedicados à venda e dispensação de medicamentos. Com o avanço da tecnologia e a demanda crescente por serviços adicionais, o papel do farmacêutico se torna cada vez mais dinâmico e centrado na saúde e no bem-estar dos clientes.

Com isso, o canal tem se tornado um hub de saúde, oferecendo serviços como consultas farmacêuticas, aplicação de vacinas, exames de análises clínicas, triagem e monitoramento de doenças crônicas, acompanhamento de parâmetros, como pressão arterial, níveis de glicose e colesterol, e campanhas educativas em saúde, entre outros1.

Essa mudança reflete a busca por soluções acessíveis e personalizadas, além de conveniência e praticidade aos pacientes. O conceito de healthcare everywhere (cuidados de saúde disponíveis em qualquer lugar) reforça essa tendência e facilita o acesso da população a atendimentos de qualidade, até como uma forma de desafogar a alta demanda dos hospitais2.

Historicamente, o farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo da comunidade, sendo muitas vezes o primeiro a ouvir dúvidas e oferecer orientações diante de preocupações e sintomas. Essa tendência de ampliação dos serviços, empoderou o trabalho do farmacêutico, que pode contribuir para a adesão aos tratamentos, orientação no uso correto de medicamentos, na prevenção de doenças e na promoção de estilos de vida saudáveis, e participação ativa no monitoramento de condições crônicas, como diabetes e hipertensão2.

A seguir, confira vantagens, oportunidades e desafios ao prestar serviços em sua farmácia.

Por dentro da legislação

É importante lembrar que alguns avanços da legislação brasileira permitem executar esses serviços.

A regulamentação dos serviços de atenção farmacêutica em farmácias e drogarias começou com a RDC 44/2009, que estabeleceu regras para infraestrutura, processos e registros. Essa norma definiu atividades como dispensação presencial e remota, gestão de medicamentos (compra, recebimento e armazenamento), atendimento domiciliar, colocação de brincos, aferição de parâmetros de saúde, como pressão arterial e aplicação de medicamentos. 3

Já a Lei 13.021/2014 trouxe uma mudança importante: farmácias e drogarias deixaram de ser vistas apenas como pontos de venda de medicamentos para serem reconhecidas como estabelecimentos de saúde. A lei regulamentou serviços como acompanhamento farmacoterapêutico, notificação de eventos adversos, registros de farmacovigilância, orientação ao paciente e aplicação de medicamentos e vacinas3.

Para a aplicação de vacinas em farmácias, a RDC 197/2017 estabelece os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação humana, incluindo normas para o local, equipamentos de conservação, descarte de materiais e os profissionais habilitados3.

Já a RDC 786/2023 exige que a farmácia consultório disponha de uma sala para a realização de exames rápidos com o objetivo de atender a legislação e clientes com privacidade. É a mesma estrutura para fazer aferição pressão arterial ou teste de glicemia, por exemplo4.

Serviços que podem ser prestados por farmácias e drogarias4

  • Exames rápidos;
  • Aferição de pressão arterial;
  • Teste de glicemia;
  • Aplicação de injetáveis;
  • Checkups de saúde;
  • Acompanhamento de pacientes crônicos;
  • Vacinação;
  • Colocação de brincos;
  • Consulta farmacêutica;
  • Rastreamento em saúde;
  • Educação em saúde;
  • Prescrição Farmacêutica de Medicamentos Isentos de Receita Médica;
  • Conciliação de medicamentos;
  • Revisão da farmacoterapia;
  • Acompanhamento farmacoterapêutico.

Panorama

O Report Anual Clinicarx 20245 aponta o crescimento e o impacto dos serviços clínicos oferecidos em farmácias. Veja:

  • Em 2024, o serviço clínico mais realizado foi a aferição da pressão arterial;
  • Os exames rápidos se tornaram o serviço clínico mais lucrativo;
  • Outros destaques são os exames de glicemia, com mais de 2,7 milhões realizados em 2024, um crescimento de 50% em comparação a 2023; e o exame para diagnóstico de Dengue;
  • A vacina contra a Influenza ficou em primeiro lugar no número de doses aplicadas, correspondendo a 25% do total. Também houve aumento na procura por vacinas como Herpes Zoster e Meningocócica B.

Serviços mais procurados nas farmácias

 Fonte: Report Anual Clinicarx 2024 5

Vantagens da prestação de serviços farmacêuticos

1. Benefícios gerais

  • ampliar o atendimento ao paciente;
  • gerar novas receitas;
  • aumentar o tíquete médio e a margem;
  • fidelizar o cliente.

2. Acesso ampliado e capilaridade

Com cerca de 90 mil unidades em todo o Brasil, mais do que o dobro dos pontos de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), as farmácias representam um canal estratégico de acesso à saúde, especialmente em localidades com menor oferta de serviços médicos. Dessa forma, oferecem comodidade e conveniência para a população6.

3. Alta demanda e consolidação dos serviços

Em 2024, foram realizados mais de 14 milhões de atendimentos clínicos e 8,3 milhões de atendimentos realizados em farmácias, números que consolidam o modelo de hub de saúde.  Os estabelecimentos ofereceram mais de 120 serviços diferentes, um aumento de 18% em relação a 20235.

Os serviços foram oferecidos em 4,9 mil farmácias e consultórios, em 1.400 municípios do Brasil5.

Esses dados indicam que o modelo ganha força e transforma a farmácia em uma alternativa acessível e eficiente para ampliar o acesso aos cuidados primários de saúde.

4. Fidelização do cliente

Serviços clínicos oferecidos em farmácias vão além do cuidado imediato: eles criam uma experiência de conveniência e confiança para o cliente.

Ao receber orientação personalizada, acompanhamento de saúde e serviços ágeis em um único lugar, o paciente tende a retornar com mais frequência, fortalecendo o vínculo com a farmácia e transformando atendimentos pontuais em uma relação contínua de cuidado e fidelidade.

Oportunidades em serviços clínicos nas farmácias

Apesar dos avanços, ainda existem oportunidades para as farmácias expandirem seus serviços clínicos.

Áreas como consultas farmacêuticas, checkups, telessaúde, programas de acompanhamento de doenças crônicas e prevenção com vacinas e exames rápidos podem ser exploradas de forma mais ampla5.

As farmácias reforçaram seu papel na assistência à saúde, com mais de 14 milhões de serviços farmacêuticos realizados. A maior parte (85%) corresponde a procedimentos como injetáveis e aferições, enquanto consultas (6,7%) e exames rápidos (6,1%) mostram áreas com potencial de crescimento5.

Serviços de prevenção, como vacinas (2,2%) e checkups (0,07%), ainda têm baixa representatividade, evidenciando a necessidade de investimentos em conscientização, infraestrutura e logística para ampliar esse atendimento5.

Pressão Arterial e Glicemia Capilar

Esses são os serviços mais procurados em farmácias, especialmente por pacientes com doenças crônicas4.

O monitoramento da pressão arterial tem como objetivo identificar alterações que possam indicar risco de hipertensão.

Já o exame de glicemia capilar, realizado com um glicosímetro portátil, mede a taxa de açúcar no sangue a partir de uma pequena amostra obtida por punção capilar (no dedo).

Vacinas

  • No Brasil, existem mais de 2,3 mil farmácias que oferecem serviços de vacinação5.
  • Em 2024, foram aplicadas 303.742 doses de vacinas (entre 37 vacinas diferentes) em farmácias, crescimento de 41% no volume de doses em relação a 20235.
  • A vacinação continua sendo o serviço de maior valor e rentabilidade entre os serviços de saúde, com crescimento constante a cada ano, consolidando a farmácia como um dos principais pontos privados de vacinação no Brasil5.

Conheça as 5 vacinas mais aplicadas em farmácias em 2024

Fonte: Report Anual Clinicarx 2024 5

Aplicação de injetáveis

A Resolução CFF nº 760/2023 estabelece diretrizes para a prescrição e administração de produtos injetáveis pelos farmacêuticos, incluindo a necessidade de capacitação específica, protocolos de segurança e encaminhamento de pacientes a outros profissionais quando necessário7.

Atualmente, a aplicação de injetáveis nas farmácias é um dos serviços mais procurados, atraindo clientes e movimentando o fluxo das lojas. Em 2024, foram 1,2 milhão de aplicações de injetáveis, aumento de 41% em relação a 20235.

As classes terapêuticas mais procuradas para aplicação de injetáveis foram: analgésicos, anti-inflamatórios, hormônios, vitaminas e medicamentos de alto custo5.

Esse serviço vai além da aplicação, mas é uma oportunidade para oferecer orientação e educação em saúde, especialmente no início de tratamentos5.

Desafios para implementação de serviços farmacêuticos

1.Limitações regulatórias e segurança jurídica

Várias redes de farmácias têm interesse em expandir para telessaúde e serviços clínicos, mas enfrentam barreiras legais. Apesar de o Conselho Federal de Farmácia (CFF) ter regulamentado em 2022, a tele farmácia, por exemplo, ainda há insegurança jurídica sobre o tema por não haver permissão ou proibição expressa na lei8.

2. Capacitação profissional

É fundamental investir na qualificação dos farmacêuticos, sobretudo para ampliar o leque de serviços com segurança e confiança. É preciso garantir farmacêuticos habilitados, treinados para aferir pressão, aplicar injetáveis, orientar e documentar corretamente.9

3. Espaço físico estrutura e gestão

Estabelecer salas de atendimento requer planejamento estruturado, espaço, equipamentos e dispositivos adequados. É importante fazer um controle rigoroso da higiene e descarte de resíduos biológicos. Além disso, vale investir em um software de gestão, para registro dos atendimentos e controle de estoques9.

4. Equilíbrio financeiro e atratividade

Apesar de promissora, a receita com serviços clínicos ainda representa uma pequena parcela das farmácias, com foco central ainda em vendas de medicamentos e conveniência8.

Conclusão

As farmácias brasileiras caminham rumo a um novo papel, estabelecendo-se como hubs de saúde, oferecendo serviços como aferição de pressão e vacinação oferecem inúmeras vantagens, como acesso descentralizado, fidelização, prevenção e aumento do faturamento.

Porém, desafios como adequação regulatória, capacitação profissional e estrutura adequada ainda demandam atenção e investimento.

Para prosperar, é fundamental que as farmácias invistam em infraestrutura (equipamentos e espaço), pessoal capacitado e sistemas de gestão, além de engajar o público por meio de campanhas educativas.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/servicos-farmaceuticos-entenda-vantagens-e-desafios/

Compartilhe: