Encontro reuniu especialistas, executivos e representantes de entidades gestoras para discutir estratégias voltadas à ampliação da circularidade de embalagens, materiais e recursos no Brasil
O Sindusfarma participou da Sessão de Aceleração do Fórum Mundial de Economia Circular (World Circular Economy Forum – WCEF 2025), realizada no dia 16 de maio, no Salão Nobre da Fiesp, em São Paulo. A entidade foi representada por Diego Paludetti, coordenador de Qualidade e Meio Ambiente.
Organizado pela Fiesp em parceria com o Instituto Brasileiro de Resíduos Sólidos (Instituto PNRS), o encontro reuniu especialistas, executivos e representantes de entidades gestoras para discutir estratégias voltadas à ampliação da circularidade de embalagens, materiais e recursos no Brasil.
A programação foi dividida em dois painéis temáticos. Diego Paludetti integrou o “Painel 2 – Circularidade de Materiais e Recursos”, que debateu o papel das entidades gestoras na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e na promoção da economia circular no país. O painel também contou com representantes da ABREE (eletroeletrônicos), inpEV (embalagens de defensivos agrícolas), Reciclus (lâmpadas), Reciclanip (pneus) e do Instituto PNRS.
Em sua participação, o coordenador do Sindusfarma apresentou os resultados e as perspectivas do Sistema de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso e suas Embalagens (Sistema LogMed), coordenado pela entidade.
“O sistema LogMed é um modelo setorial único, construído em conformidade com o Decreto Federal nº 10.388/2020. Desde sua implementação, já estruturamos mais de 7.000 pontos de coleta em mais de 700 municípios. É um esforço coletivo que alia saúde pública, segurança ambiental e responsabilidade compartilhada”, destacou Paludetti durante o painel.
O Sistema LogMed é gerenciado pelo Sindusfarma e conta com a participação das seguintes entidades: Abafarma, ABCFarma, Abifisa, Abradilan, Abrafarma, Acessa, Alanac, Grupo Farma Brasil, Febrafar, Interfarma, PróGenéricos, Sincofarma, Sindicis, Sindifargo, Sindusfarq e Sinfar-RJ.