Suplementos esportivos crescem 66% no canal farma: veja os mais vendidos

A creatina é o principal motor da expansão, com alta de 137,4% no último ano

De acordo com dados da Close-Up International (Relatório Suplementos Esportivos – março/2025), o mercado de suplementos esportivos no canal farma segue em forte ascensão e já movimenta R$ 723 milhões (MAT jan/25). O avanço representa um crescimento expressivo de 66,6% sobre o período anterior.

“A de saúde e bem-estar têm sido cada vez mais prioridade na rotina dos brasileiros principalmente das gerações mais novas. Reflexo desse movimento é o crescimento de categorias como suplementos esportivos”, analisa o líder de market insights do Close-Up International, Filipe Campos, em exclusividade para o Guia da Farmácia.

Creatina é motor da expansão

Segundo o relatório, a creatina – ativo considerado fonte de energia rápida para os músculos, trazendo mais força e desempenho em exercícios de alta intensidade e curta duração, é o principal motor da expansão. O subsegmento registrou alta de 137,4% no último ano.

Mesmo com a explosão da creatina, os suplementos de proteína, a exemplo do Whey Protein, continuam sendo a categoria mais representativa, respondendo por 45,1% do faturamento total. O relatório mostra que o segmento mantém crescimento sólido, com forte presença de marcas tradicionais e a entrada de novos players, que apostam em sabores inovadores e formatos variados.

Marcas de destaque

Ainda segundo a Close-Up, a Integralmedica mantém a liderança nos mercados de proteínas, creatinas e barrinhas de proteína. Nesses segmentos, também são destaque, como Supley, Dux Nutrition, Danone e Bold Snacks.

Aliás, no segmento de barrinhas, a Danone mostrou crescimento superior a 2.600%.

Entre os aminoácidos e pré-treino/termogênicos, a Catarinense e a Supley aparecem na liderança, respectivamente, com outras marcas como Cimed, Vitafor e Integralmédica entre as mais relevantes.

Outras oportunidades

As barrinhas proteicas também registraram expansão notável. De acordo com a Close-Up, o subsegmento cresceu 97,3. Empresas como Danone (YoPRO) e Bold Snacks se destacam, aproveitando a tendência de snacks saudáveis e de conveniência.

Embora proteínas, creatina e barrinhas estejam em franca expansão, segmentos como aminoácidos e pré-treinos tiveram retração ou desempenho abaixo da média de mercado.

Isso indica maior concentração de investimentos nos produtos de maior apelo e reconhecimento junto ao consumidor.

Desempenho das farmácias

As grandes redes de farmácias concentram mais da metade das vendas de suplementos esportivos (57,5%). No entanto, os associativistas já representam 20,3% do mercado, ocupando a segunda posição em relevância, e na sequência, aparecem as independentes, com 11,8% do total.

No recorte regional, o Sudeste concentra 66,8% do consumo, seguido por Sul (86,6%) e Nordeste (73,8%), segundo a Close-Up.

Fonte: Close-Up International

“As farmácias aparecem como um canal de conveniência oferecendo um mix cada vez maior de produtos desse mercado e uma proximidade com o shopper. Isso se traduz em um crescimento duplo dígito principalmente de proteínas (tanto em barras quanto em pó) e de creatina. Esse crescimento vem tanto do aumento do número de lojas que vendem essa categoria como o aumento de giro nas lojas que já trabalham esse sortimento”, finaliza Campos.

Fonte:https://guiadafarmacia.com.br/suplementos-esportivos-crescem-66-no-canal-farma-veja-os-mais-vendidos/

Compartilhe: