Abradilan detalha estratégia para aumentar a relevância do serviço de distribuição além do produto, com foco na sustentabilidade

Associação participou do programa “Gestão com identidade”, onde falou sobre a execução do planejamento estratégico com horizonte até 2030

A Abradilan (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos), que representa os interesses das empresas distribuidoras regionais promovendo boas práticas logísticas no setor há mais de 25 anos, está no centro das discussões sobre a sustentabilidade do setor, considerando os desafios logísticos, de margem de lucro com a proposta de estabelecer um olhar futuro para a distribuição.

Em entrevista concedida ao programa “Gestão com Identidade”, no canal do YouTube “Aquila”, Vinícius Dall’Ovo, diretor executivo da Abradilan, e Ivan Coimbra, diretor de relações institucionais, detalharam a trajetória da entidade, sua representatividade maciça no país e as dificuldades atuais, que culminaram na elaboração de um planejamento estratégico com horizonte até 2030.

Em um cenário de grandes transformações, Ivan Coimbra destacou três dimensões principais de desafios para as empresas distribuidoras em todo o Brasil:

1. Sustentabilidade Interna e Controle de Custos: A distribuição precisa controlar seus custos, especialmente o custo da operação, e manter o controle sobre o ciclo de caixa e a inadimplência. O desafio é ser eficiente na prestação de serviço, tanto para a indústria (fornecedor) quanto para a farmácia (cliente).

2. Relações Duradouras: É necessário construir relações mais sustentáveis e que perdurem no tempo com a indústria e o varejo, indo além de relações meramente oportunistas e transacionais. O valor do serviço da distribuição precisa ser percebido, abrangendo a prestação de serviço, a continuidade, a presença e a frequência, e não apenas o produto.

3. Transformação e Tecnologia: Os distribuidores devem estar atentos às transformações globais. A Abradilan atua para levar o que está acontecendo no mundo aos associados, seja por meio de fóruns de desenvolvimento empresarial ou por meio de viagens técnicas internacionais que buscam entender como outros mercados atuam no setor e como as tecnologias estão sendo absorvidas.

Devido a um momento de dificuldade, marcado por questões de margem e o alto custo do dinheiro, a Abradilan realizou em 2024, em conjunto com a Áquila, um diagnóstico com os associados para estabelecer um olhar futuro para a distribuição. “A principal conclusão desse trabalho foi a urgência de que o negócio precisa de sustentabilidade, e onde o controle do ciclo de caixa foi apontado como fundamental em função do custo do dinheiro”, pontua Dall’Ovo.

A partir desse diagnóstico, a Abradilan desenvolveu um planejamento estratégico com horizonte até 2030, dando continuidade ao plano que já existia desde 2019. Esse planejamento busca aumentar o engajamento dos associados, elevar a representatividade e a relevância da associação no mercado, e incluir a inovação nas pautas futuras.

Como resultado, foram pautados 24 projetos estratégicos. A associação já executa ações importantes, como a realização da maior feira aberta do setor, a Conexão Farma,  que recebeu 30 mil pessoas este ano, e o Fórum Abradilan de Desenvolvimento Empresarial, cuja 10ª edição foi focada na sustentabilidade do negócio, baseada no diagnóstico. A associação desenvolve diversas outras ações para os associados, incluindo assuntos regulatórios – com assessoria farmacêutica -, assuntos tributários e fiscais, e apoio ao desenvolvimento do associado.

Segundo Coimbra,  um dos maiores desafios é a construção de relações mais duradouras com a indústria e o varejo, que vão além das transações oportunistas, garantindo que o valor do serviço da distribuição seja percebido. “O valor do serviço da distribuição precisa ser realmente percebido e que vá além só da questão do produto, da prestação de serviço, da presença, da continuidade, da frequência”, afirma, destacando que a distribuição precisa ser eficiente tanto para a indústria (fornecedor) quanto para a farmácia (cliente).

 Atualmente a Abradilan conta com 151 distribuidores associados, cobrindo 99,3% das cidades brasileiras e distribuindo mais de 1,6 bilhão de unidades de medicamentos por ano. A associação é responsável por 54% da distribuição de medicamentos genéricos e similares para as farmácias brasileiras.

Acompanhe o programa “Gestão com Identidade”, com a participação de Vinícius Dall’Ovo, diretor executivo da Abradilan, e Ivan Coimbra, diretor de relações institucionais, pelo YouTube ou pela Band News, que transmite o programa aos sábados:

Sobre a Abradilan

A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilantem sido uma força transformadora no setor farmacêutico desde sua fundação em 1998. Representando mais de 160 empresas, a entidade promove inovação, ética e desenvolvimento em toda a cadeia do mercado. O Conexão Farma é uma extensão desse compromisso, oferecendo um espaço onde conhecimento e relacionamento convergem para moldar o futuro do setor.

Assessoria de Imprensa da Abradilan

Tatiana Ferrador

(11) 98245-0919

tatiana.ferrador@gmail.com

Compartilhe: