Distribuição regional: elo estratégico para o desenvolvimento do setor farmacêutico no Brasil

Como garantir que medicamentos e produtos de saúde cheguem às farmácias de todo o país, especialmente nas regiões mais distantes?

Um estudo conduzido pelo Instituto Aquila, em parceria com a Abradilan, analisou a competitividade da distribuição farmacêutica regional. O diagnóstico trouxe reflexões importantes para o segmento, entre elas a necessidade de calibrar a ambição dos negócios, equilibrando expectativas de crescimento com a sustentabilidade financeira, principal ponto do estudo que demonstra o desafio de  equilibrar prazos de pagamento à indústria, conceder crédito e prazo ao varejo e controlar os custos operacionais.

Além disso, a busca por excelência no atendimento e a redução de despesas operacionais foram identificadas como alavancas complementares. Para os especialistas, o desafio é oferecer serviços de qualidade sem elevar excessivamente os custos.

Segundo Henrique Massa, sócio fundador do Instituto Aquila, é fundamental que os distribuidores adequem suas estratégias à realidade do mercado. “Não se trata de crescer menos, mas de crescer de forma planejada, com clareza sobre quais linhas de produtos priorizar e quais investimentos podem ser sustentados no longo prazo”, afirmou.

Para o diretor executivo da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), Vinícius Dall’Ovo, a força da distribuição regional está na capilaridade e na capacidade de financiar o varejo independente. “Não se trata apenas de entregar um medicamento de um ponto ao outro. O distribuidor regional garante crédito, leva informação e conecta indústria e farmácia com eficiência”, destacou.

Ivan Coimbra, diretor de Relações Institucionais da Abradilan;, reforçou a relevância desse modelo: “A distribuição regional é estratégica porque consegue atingir localidades onde a indústria não chega e sustenta financeiramente pequenas e médias farmácias, que dependem desse apoio para sobreviver”.

Os três executivos falaram mais sobre o tema durante o AbradilanCast,  um projeto de conteúdo da entidade, que consiste em um programa de videocasts e podcasts, com temas relevantes para o mercado farmacêutico e que teve sua terceira edição durante a realização do Conexão Farma, em março de 2025. Conduzido pela jornalista Viviane Massi, juntos, eles debateram os desafios logísticos, a importância do crédito e o papel das distribuidoras regionais na sustentação da cadeia farmacêutica, e foram unânimes na reflexão: com capilaridade, crédito e proximidade com o varejo, o distribuidor regional continua sendo um elo essencial para garantir o acesso à saúde no país.

Para acompanhar este episódio sobre “Alavancas de crescimento para o distribuidor regional” e mais outros 11, com temas relevantes aos profissionais do setor, clique e confira:

Sobre a Abradilan

A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilantem sido uma força transformadora no setor farmacêutico desde sua fundação em 1998. Representando mais de 160 empresas, a entidade promove inovação, ética e desenvolvimento em toda a cadeia do mercado. O Conexão Farma é uma extensão desse compromisso, oferecendo um espaço onde conhecimento e relacionamento convergem para moldar o futuro do setor.

Assessoria de Imprensa da Abradilan

Tatiana Ferrador

(11) 98245-0919

tatiana.ferrador@gmail.com

Compartilhe: