5 ensinamentos globais para as farmácias brasileiras

Dez dias e cinco ensinamentos preciosos para as farmácias brasileiras. A Missão Técnica Internacional da Abrafarma, que mobilizou 40 empresários e executivos do grande varejo farmacêutico no início de junho, apontou rotas obrigatórias para o setor em relação à disciplina na execução, cultura digital e oferta de serviços de saúde, a partir das melhores práticas de players da indústria e do varejo global.

O destino da vez foi Seattle, considerado um dos celeiros da tecnologia nos Estados Unidos – país que mais recebeu as missões da Abrafarma. Essas viagens tiveram início em 2003 e são consideradas importantes vetores de inovação para as farmácias brasileiras, passando por mercados como Canadá, China, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Itália, Japão e Rússia.

As lições de casa do Exterior para as farmácias brasileiras

Lição 1: modelos de gestão inspirados em startups

Muito além de se firmar como um viveiro de startups, Seattle aproximou a cultura dessas empresas de grandes companhias baseadas na cidade, como Amazon, Costco, Microsoft, Rei e Starbucks. O grupo de empresários, inclusive, teve a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Fullfiment Center da Amazon. “Em comum, essas corporações adotam uma metodologia ágil de gestão inspirada no universo das startups, com foco na centralidade do cliente aliada à segurança dos dados e aplicação intensiva de inteligência artificial para avaliação das melhores estratégias no PDV”, comenta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Lição 2: disciplina e cuidado extremo com o produto

Além da rica agenda de palestras, visitas técnicas e momentos de confraternização, um dos pontos altos da viagem não teve relação com o varejo em si, mas com fundamentos e longevidade de negócios. “Estivemos onde poucos podem entrar – na linha de produção da Boeing, exatamente a do modelo 737, um exemplo de disciplina e cuidado extremo com um produto absolutamente especial”, enfatiza Mena Barreto. Das cinco linhas de montagem do gigantesco prédio em Seattle que opera 24 horas por dia, já foram entregues mais de 8.320 aeronaves dessa configuração. “É um trabalho especializado impressionante e até emocionante de se ver”, acrescenta.

Lição 3: ruptura é fenômeno global

O varejo farmacêutico voltou ao Brasil impactado com a profunda transformação em logística, valores e pessoas no mundo pós-pandemia. E o que acontece no Brasil se reflete também em mercados mais maduros como os Estados Unidos. “As rupturas de estoques e dificuldade em contratação de mão de obra qualificada são reais e visíveis nas lojas. Os estabelecimentos vazios para locação também. Mas percebemos uma sensação de retomada em todas as falas, de esperança na recuperação dos negócios a partir do advento das vendas digitais”, avalia.

Lição 4: transparência como antídoto contra fricção

Sim, os clientes estão mais conectados, impacientes e intolerantes quanto à fricção na venda. Mas reconhecem os esforços em bem atendê-los, conectam-se com valores autênticos, continuam fieis a boas experiências com companhias que honram esse relacionamento honesto e transparente. A tecnologia, portanto, deve ser utilizada para melhorar o serviço ao cliente, para levar a experiência dele a outro patamar. High tech, high touch, como sempre ressalto em minhas palestras.

Lição 5: farmácia amigável à população

Muito mais do que a porta de entrada do sistema de saúde brasileiro, a farmácia deve se posicionar como um estabelecimento realmente amigável e preocupado em servir à população com excelência. “E esse processo passa pela figura do farmacêutico de família. Colocar esse profissional no centro e fazê-lo compreender que os serviços farmacêuticos representarão um novo horizonte para sua carreira é imperativo para os líderes do varejo farma”, admite.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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