Dados apresentados durante o evento revelam que o mercado brasileiro de distribuição está na casa de R$ 87 bilhões e cresceu 11,5% em reais e 0,3% em unidades. A taxa de crescimento por subcanal, o maior crescimento percentual da distribuição foi sob o subcanal de associativismo
O Outlook Close-Up 2023, aconteceu no último dia 24 de outubro e além de apresentar dados sobre o desempenho do setor, também comemorou os 55 anos de atuação no mercado.
A empresa aproveitou a ocasião para apresentar uma linha de tempo com suas principais conquistas e ressalta que continua sendo líder de marcado com mais de 40 mil usuários em toda a América Latina, sendo que a empresa sempre olha para inovação, desde a sua fundação. “Temos o papel de ser um hub de conexão entre todos os elos: varejo, distribuição, indústrias, associações, pacientes, para que possamos dar visibilidade e melhores práticas para todo mundo. Montar uma conexão de dados com uma plataforma de inteligência é outra preocupação que está em nosso DNA desde os anos 2000”, disse o gerente geral para o Brasil do Close-Up Internationa, Christian Becker.
Uma estratégia importante apresentada durante o evento para o sucesso do canal farma em 2024 é ampliar o sortimento entre 10% e 20% ao ano. “Sair de cinco mil SKUs para dez, é muito arriscado, mas por que não sair de cinco para seis? Defina alvos de quantidade de SKUS por loja e persiga esses alvos, isso faz com que a taxa de crescimento loja fique cinco, dez, 15 pontos percentuais acima da média do mercado”, revelou o executivo
No que diz respeito à distribuição, a concorrência acontece de estado para estado, devido às alterações tributárias entre eles. “O mercado brasileiro de distribuição está na casa de R$ 87 bilhões e cresceu 11,5% em reais e 0,3% em unidades. A taxa de crescimento por subcanal, o maior crescimento percentual da distribuição foi sob o subcanal de associativismo e o menor crescimento percentual foi entre as pequenas e médias redes, isso tanto em volr quanto em unidades. O mercado de distribuição representa 64% do mercado de varejo total”, pontuou o diretor de serviços e insights ao varejo e distribuição para o Brasil no Close-Up International, Ivan Engel.
No Brasil, no MAT 08/2023, o mercado total de medicamentos cresceu 1,6% em unidades e 14,8% em reais com desconto, representando R$ 206,2 bilhões.
Parte da diretoria da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) esteve presente no evento. O presidente, Juliano Cunha Vinhal; o vice-presidente, Vinicius Casimiro Carneiro Andrade; o diretor de relações institucionais, Ivan Coimbra; o diretor financeiro, Jony Sousa; o diretor executivo, Vinicius DallOvo; e o diretor secretário, Aclair José Ferreira de Machado.
“O Close-Up é uma empresa da mais alta relevância para o mercado farmacêutico e para a Abradilan, em especial. Quando trabalhamos respaldados por dados, as negociações fluem melhor e, consequentemente, os distribuidores conseguem tomar decisões melhore e mais assertivas. É uma honra celebrar os 55 anos da companhia, que tanto faz pelo crescimento do setor. Parabéns, Close-Up”, destacou o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal.