A porcentagem coloca o canal farma na frente de setores tradicionais, como as lojas especializadas (23%) e os supermercados (12%)
Os consumidores brasileiros garantem uma alta demanda por produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC). E um setor desponta como o queridinho para a compra desses itens: às farmácias.
De acordo com o estudo Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel – Farmácias e Drogarias, o varejo farmacêutico é o preferido dos clientes para adquirir itens de perfumaria, com 41% dos respondentes.
A porcentagem coloca o canal farma na frente de setores tradicionais, como as lojas especializadas (23%) e os supermercados (12%).
“As farmácias e drogarias têm uma vocação de conveniência e proximidade, e esse é um ativo que pode ser bem trabalhado pelas empresas em uma jornada omnichannel”, analisa o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra.
Produtos de HPC e medicamentos fomentam movimento
A pesquisa também apontou que o movimento nas farmácias brasileiras é alto. Segundo a pesquisa, 92% dos entrevistados compram algo no varejo farmacêutico pelo menos mensalmente, enquanto 34% frequentam as lojas ao menos uma vez por semana.
Apesar do movimento elevado, a jornada do consumidor começa longe do ambiente físico, e sim no varejo digital. 93% dos entrevistados pesquisam antes de comprar um produto, mas apenas 12% dessa pesquisa é feita nos pontos de venda (PDVs).
Os principais canais para essa busca são plataformas como o Google (41%) e as farmácias, mas não às físicas, e sim as digitais (24%). O executivo aponta que essa é uma lacuna de oportunidade para o setor.
“Trata-se de uma grande oportunidade para as empresas do setor, pois o consumidor já tem um comportamento omnichannel e o varejo online faz parte do mix de compras do brasileiro”, afirma.
A pesquisa é uma parte vital dessa jornada, uma vez que apenas 8% dos entrevistados afirmam comprar produtos de HPC por impulso. Mas essa porcentagem, ainda que pequena mostra uma oportunidade.
“Dependendo do esforço promocional das marcas e do fit com seu momento de compra, o consumidor está aberto a compras por impulso. O varejo que reconhece esses gatilhos de compra aumenta seu tíquete médio e entrega uma experiência mais relevante para os clientes”, completa.
O estudo entrevistou 706 consumidores em todo o país e teve como objetivo entender a jornada de compra do consumidor brasileiro em farmácias e drogarias, em compras tanto no varejo físico quanto no online. Você pode checar a íntegra do estudo clicando aqui.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/consumidores-produtos-de-hpc-farmacias/