A resolução foi amplamente debatida no plenário e garantirá mais segurança aos farmacêuticos
Os medicamentos injetáveis já podem ser prescritos por farmacêuticos, após anos de ausência de regulamentação.
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou a medida no último dia 19 de dezembro, por maioria dos 27 conselheiros do Pleno. A nova normativa beneficiará os profissionais que atuam em diferentes áreas que requerem a prescrição e a administração desses produtos, como a tricologia e a saúde estética.
“A resolução foi amplamente debatida no plenário e garantirá mais segurança aos farmacêuticos que atuam nas mais diversas áreas e trabalham com injetáveis”, argumenta o presidente do CFF, Walter da Silvia Jorge João.
Momentos antes da votação, o presidente do CFF fez um apelo aos conselheiros. Ele classificou como “insuportável” que o farmacêutico na saúde estética, por exemplo, tenha que depender de outros profissionais para adquirir os produtos que utiliza nos procedimentos que realiza por falta de uma resolução do conselho que o respalde.
“Quando não podíamos ser farmacêuticos clínicos e nem prescrever MIPs, nós levamos um bombardeio e vencemos”, acrescentou.
A resolução dispondo sobre a competência e as atribuições do farmacêutico na prescrição e administração de produtos injetáveis será publicada nos próximos dias, após passar pelos ajustes aprovados em Plenário e pela revisão final.
Medicamentos injetáveis disponíveis no Brasil
Mais de 200 medicamentos injetáveis estão disponíveis no mercado brasileiro e a relação completa pode ser encontrada aqui.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/medicamentos-injetaveis-farmaceuticos/