Com o avanço das normas técnicas da Anvisa, o setor logístico busca alternativas para o transporte de produtos sensíveis à temperatura
Novas tecnologias estão disponíveis no mercado, com produção local. Tecnologias 100% passivas para transportar grandes volumes, sem o uso de energia elétrica ou combustível.
Recentemente um dos maiores Operadores Logísticos do mundo realizou testes para o norte do país, com o sistema de armazenamento térmico Roll Container (gaiola térmica), associado ao uso de PCM (Phase Change Materials). A estabilidade térmica foi garantida, na faixa de 15°C a 25°C, por mais de 400 horas.
O equipamento facilita o transbordo, isola os produtos e reestabelece a temperatura no crossdocking, garantindo que o trajeto terrestre no país, de ponta a ponta, seja eficaz, sem a necessidade de troca de elementos refrigerantes, para melhor atendimento às RDCs 430/2020 – 653/2022 (artigos 64 e 89).
Em conformidade com o conceito ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), esse tipo de solução faz parte de uma tendência mundial e tem ganhado espaço e importância no mercado nacional.
O PCM da marca Syndio já é utilizado por grandes Indústrias Farmacêuticas na América Latina apresentando resultados estáveis, invioláveis e confiáveis.