Como aumentar o faturamento com uma jornada inteligente de nutrição infantil

De acordo com o IQVIA, entre os tops dez itens vendidos no canal farma, seis são da categoria nutrição infantil

A categoria de nutrição infantil é composta por produtos destinados a alimentação, complementação e suplementação alimentar de lactantes e crianças. Dividida em cinco subcategorias, de acordo com as fases de desenvolvimento das crianças, geralmente relacionados a faixa etária, sendo as principais: formas infantis de zero a 36 meses; papinhas, cereais e snacks a partir de seis meses; compostos lácteos até os 5 anos; e complemento e suplemento infantil até os dez anos.

De acordo com o IQVIA, dentre os tops dez itens vendidos no canal farma, seis são da categoria nutrição infantil. Em 2022, o crescimento da categoria foi de 21,3%, com destaque para as fórmulas de primeira infância, que cresceram 44,1% e as fórmulas de rotina, que cresceram 22,1%. Já em 2023, até abril (MAT 2023/04), já houve um crescimento de 20%, com fórmulas rotina, fórmulas primeira infância, fórmulas especiais e complementos e suplementos; sendo um mercado que fatura R$ 2,3 bilhões por ano.

“É proibido realizar ações promocionais com fórmulas infantis, mas podemos ter grande qualidade de exposição no ponto natural, com mix ideal de acordo com o formato da loja. Já para compostos lácteos, é possível realizar ações de ponta de gôndola, ilhas, display, divulgação em tabloide, etiqueta de preço promocional, embalagens promocionais e brindes”, indica o gerente de gerenciamento de categoria da Danone, Humberto Carvalho.

No acumulado de abril de 2023 (MAT 2023/04), houve também um aumento de frequência de compra da categoria no canal farmacêutico, com 4,9% de crescimento, onde o shopper visita em média seis canais antes de realizar a compra.

Na categoria, o shopper majoritário é mulher, com idade média de 34 anos, sendo 85% classe AB, com 62% com ensino superior completo. Apenas 35% dos shoppers dessa categoria são homens e eles costumam ter menos conhecimento da categoria.

“A categoria é de destino, então o shopper vai até a farmácia procurar o item, ou seja, é preciso ter o sortimento completo, para evitar rupturas e treinar a equipe para tirar dúvidas. O gasto médio em cesta de nutrição infantil costuma ser de R$ 63 e R$114 reais por visita, sendo uma grande oportunidade para o ponto de venda (PDV)”, explica Carvalho.

Pesquisas mostram que 91% dos clientes são fiéis ao produto, mas apenas 9% fiel à loja. Ou seja, ter um produto faltando no sortimento pode levar o shopper a procurar outro PDV.

“Quando falamos em fórmulas infantis a árvore de decisão segue: bebê com ou sem necessidades especiais, estágio de vida do bebê, marca e submarca, preço e tamanho da embalagem. Mas quando falamos de composto lácteo, segue: marca e submarca, preço, promoção, tamanho da embalagem e tipo de embalagem (sachê ou em lata)”, orienta o especialista.

Carvalho explica que o universo de produtos para o publico infantil engloba: nutrição infantil, puericultura, higiene bucal, banho, pós-banho, troca e fraldas, e a indicação é que o PDV seja organizado por subcategoria, de acordo com a representatividade de cada uma no mercado, então, fórmulas infantis que correspondem a mais de 85% de share de gôndola, seguido por composto lácteo, papinhas e snacks e suplementos infantis. “Precisamos ter pelo menos uma variante de cada SKU das linhas de especialidades. As linhas que pode haver trocas devem ser sempre dentro do mesmo fabricante e dentro das linhas de rotina. Além disso, promopacks devem estar sempre posicionados ao lado do SKU unitário correspondente, facilitando a comparação e também gerando mais atração do shopper para a gôndola. Para gerar a lembrança de compra e a visibilidade para a categoria, recomenda-se também trabalhar outros pontos da loja, como ponto extra, ilhas e checkout”, indica o executivo da Danone.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/exclusivo-como-aumentar-o-faturamento-com-uma-jornada-inteligente-de-nutricao-infantil

Compartilhe: