Vitaminas, minerais e suplementos registram R$ 384,8 milhões em vendas. Na sequência figuram os produtos voltados ao tratamento gastrointestinal e para gripes e resfriados
O e-commerce de farmácias cresceu expressivos 52,2% nos últimos 12 meses até setembro, segundo dados da IQVIA obtidos com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico. E o segmento de consumer health contribuiu para alavancar os resultados das varejistas. Confira a seguir, as categorias que mais movimentaram as vendas online.
Entre as top 10 na área de cuidados pessoais, os produtos para cabelo somaram R$ 201,4 milhões em vendas. Juntamente com cuidados da face, com vendas na casa dos R$ 177,1 milhões; e proteção solar (R$ 158,5 mi), foram os segmentos que tiveram maior representatividade.
Categorias | Vendas (em milhões de R$ |
Produtos para cabelos | 201,4 |
Cuidados face | 177,1 |
Proteção solar | 158,5 |
Cuidados corpo | 131,1 |
Banho | 109,2 |
Higiene oral | 75,6 |
Anti-seborreicos | 65 |
Desodorantes | 59,7 |
Troca-bebê | 33,6 |
Proteção feminina | 22,5 |
Já as vitaminas, minerais e suplementos perfizeram R$ 384,8 milhões em vendas. Na sequência figuram os produtos voltados ao tratamento gastrointestinal e para gripes e resfriados.
Vendas em milhões de R$ | |
Vitaminas, minerais, suplementos | 1040 |
Gastrointestinal | 384,8 |
Gripes e resfriados | 162,4 |
Dor e febre | 157,2 |
Cuidados olhos MIP | 142,9 |
Calmantes e humor | 54 |
Cuidados sist. urinário e reprod. | 24,7 |
Antifúngicos | 17,7 |
Tratamento acne | 12,7 |
Cuidados sistema circulatório | 10,8 |
Incontinência e bebês: impactos para e-commerce de farmácias
O e-commerce de farmácias também teve o impulso da área de cuidados ao paciente, com ênfase especialmente nos produtos para bebês (R$ 330,8 milhões) e para incontinência, com R$ 121,1 milhões.
“O canal online foi determinante para o crescimento da categoria de incontinência urinária. Além de serem produtos volumosos que desencorajam a venda na loja física, o e-commerce apresenta mais ofertas e melhores preços. E muitas vezes, por vergonha, o consumidor prefere fazer a compra digital”, justifica o head da unidade de negócios de Consumer Health da IQVIA, Ulysses Danté.
Categorias | Vendas em milhões de R$ |
Troca bebê | 330,8 |
Cuidados incontinência | 121,1 |
Testes e medidores | 107,7 |
Produtos médicos-cirúrgicos | 27,9 |
Primeiros socorros | 26,3 |
Devices injeção | 14,5 |
Máscaras | 13,1 |
Cuidados olhos MIP | 9,6 |
Preservativos | 8,9 |
Cuidados casa | 5,2 |
Nutrição em evidência
Das dez categorias do segmento de nutrição, as fórmulas infantis e de nutrição enteral representam 76% da demanda. “É uma forma prática e cômoda de compra sem sair de casa para uma mãe que acabou ter o bebê”, ressalta Danté.
Fonte:https://panoramafarmaceutico.com.br/estimulam-e-commerce-de-farmacias/