Coreanos criam PCR de cinco minutos, mais rápido que autoteste de farmácia

Teste foi implementado com uma tecnologia de diagnóstico que detecta vários genes ao mesmo tempo, tornando mais ágil a identificação de infecções por Covid-19

Com a pandemia, o uso de testes com tecnologia PCR se tornou comum para rastrear casos de infecção pelo vírus responsável pelo Covid-19. Criado em 1984, esse método faz um diagnóstico molecular que detecta ácidos nucleicos alvos ao amplificar a quantidade de DNA de determinado patógeno. Desde então, os cientistas continuam trabalhando para aprimorar essa tecnologia.

Um dos pontos que podem ser melhorados, por exemplo, é o tempo para se ter um resultado, que pode levar uma hora ou mais. A espera é necessária porque, para que o exame detecte os ácidos nucléicos, é preciso que ciclos de temperatura entre 60º e 95º Celsius sejam realizados repetidamente. Pensando em otimizar a técnica, os cientistas Sang Kyung Kim e Seungwon Jung desenvolveram um PCR muito mais rápido, cujo resultado sai em apenas cinco minutos.

O teste é pelo menos 12 vezes mais rápido do que a metodologia tradicional e foi desenvolvido no Centro para Sistemas de Segurança Aumentada com Inteligência e Sensoriamento do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia. Para a diminuição do tempo, os profissionais utilizaram nanomateriais fototérmicos que geram calor imediatamente após irradiação da luz, o que faz com que o resultado saia em tão pouco tempo.

“Mantendo os pontos fortes do PCR como um método de diagnóstico preciso, aumentamos sua conveniência, sua aplicabilidade em campo e sua rapidez”, afirma Sang Kyung Kim, em nota. “Esperamos que ele se torne um dispositivo de diagnóstico de precisão que pode ser usado em clínicas locais primárias, farmácias e até mesmo em casa.”
Fonte: https://revistagalileu.globo.com/saude/noticia/2023/02/coreanos-criam-pcr-de-5-minutos-mais-rapido-que-autoteste-de-farmacia.ghtml

Compartilhe: