Empatia e conexão: o poder humano no canal farma

Este será o tema da palestra que acontecerá durante o Conexão Farma 2025

No mundo dinâmico como o do canal farma, é essencial lembrar que, antes de qualquer produto ou estratégia de mercado, estão as pessoas. E no centro da interação humana, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, estão a conexão e a empatia. Esses elementos são indispensáveis na era dos relacionamentos e podem ser trabalhados de forma prática e eficaz.

A verdadeira conexão humana exige um ambiente onde líderes e equipes possam compartilhar ideias, medos e desafios sem o temor de julgamento. E para os líderes do canal farma, essa abordagem é especialmente relevante, pois em um setor altamente competitivo, demonstrar vulnerabilidade pode parecer arriscado.

No entanto, é essa abertura que constrói confiança e promove um ambiente de colaboração genuína. E, a partir desse ponto, que a Dra. Brené Brown, pesquisadora renomada no campo da vulnerabilidade e coragem, nos explica que a conexão humana verdadeira só é possível quando nos permitimos ser autênticos.

Neste mercado, onde as decisões frequentemente impactam a saúde e o bem-estar das pessoas, a empatia – a capacidade de compreender e se conectar com as emoções dos outros – torna-se uma habilidade essencial. Um líder empático não apenas compreende as necessidades de sua equipe, mas também constrói relações de confiança com clientes e parceiros, pois, o impacto da conexão humana e da empatia podem ser vistos em todas as etapas da cadeia: do atendimento ao cliente no balcão à negociação com fornecedores.

Isso porque, à medida que as interações se tornam mais automatizadas, a capacidade de se conectar autenticamente se torna “o” diferencial competitivo. Mais do que nunca, é essencial lembrar que, por trás de cada venda, existe uma história, uma necessidade e, acima de tudo, uma pessoa.

Portanto, para os empresários e líderes do canal farma, o desafio é claro: como promover uma cultura de empatia e conexão nos ambientes? A resposta não está apenas em processos ou tecnologia, mas na coragem de liderar com humanidade, reconhecendo que é na vulnerabilidade e na inteligência emocional que encontramos o verdadeiro poder de transformar relações e resultados.

Por isso, empresas que cultivam esses valores veem aumentos significativos na produtividade, retenção de talentos e satisfação do cliente. No entanto, isso requer mais do que palavras: é necessário investir em treinamentos, promover diálogos até porque para se alcançar os resultados almejados as práticas devem ser incorporadas no dia a dia, não apenas em discursos.

Líderes devem ser exemplos, demonstrando abertura para vulnerabilidade, construindo relações baseadas na confiança e promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo e para que isso seja possível, o líder precisa desenvolver sua autoempatia e autoconexão, pois só quem vivencia essas práticas dentro de si mesmo pode transmiti-las de forma genuína e inspiradora.

*Mariana Vieira é graduada em Psicologia, especialista em Hipnose Clínica e Comunicação Não-Violenta (CNV) é Palestrante e Instrutora na área da Saúde Mental, Segurança Psicológica, Gerenciamento do Estresse, Inteligência Emocional e Produtividade Sustentável de Líderes e Equipes.

Quer saber mais sobre este tema? Confira a palestra da especialista no Conexão Farma 2025.

Conexão Farma 2025 – de 18 a 20 de março no Expo Center Norte (SP)
Arena Gestão 360º

Palestra: “Empatia e conexão: o poder humano no canal farma”, com Mariana Vieira

Data: 20 de março

Horário: das 14h40 às 15h30
Inscrições: Site oficial do evento

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/empatia-e-conexao-o-poder-humano-no-canal-farma/

Compartilhe: