Empresas que perduram: dez lições de um negócio que já dura 30 anos

Fazer um negócio se manter de pé por 30 anos não é nada fácil, mas é um sonho alcançável quando você se adapta às mudanças da sociedade com calma e de forma estratégica

Desde 1994, a Global vem mudando o cenário financeiro de empresas em todo o Brasil. Entre altos e baixos, novas invenções tecnológicas, pandemias e crises econômicas, nos destacamos pela nossa resiliência e vontade de fazer acontecer.

Todos esses anos nos fizeram mais fortes e inteligentes e, como queremos uma sociedade cada vez mais próspera, temos muitas lições e dicas para compartilhar com outros empreendedores. Se você deseja ter um negócio que dure tanto quanto o nosso, este artigo é para você!

1. Construa uma cultura de proatividade

Um time proativo vai garantir os melhores resultados à sua empresa, pois não vai medir esforços para alcançar os objetivos. Na hora de contratar mais pessoas para a equipe, priorize aqueles que demonstram a habilidade de botar a mão na massa.

A proatividade faz parte dos valores da Global, e nossos colaboradores são incentivados a não ter medo de tomar a responsabilidade pelas suas tarefas e de realizá-las de maneira dinâmica.

2. Fique de olho na concorrência

Se manter informado sobre os negócios dos seus concorrentes é essencial para aprender sobre os diferenciais da sua própria empresa e o que ela tem de especial comparado a eles.

Isso lhe dará uma vantagem na hora de negociar com um cliente que possa estar avaliando mais de uma opção ao mesmo tempo, assim como também facilita o desenvolvimento de produtos e serviços distintos para conseguir se destacar no mercado.

3. Procure entender seu cliente

Uma empresa não sobrevive sem conhecer seus clientes de maneira aprofundada. Isso envolve tentar procurar aprender suas dores e necessidades e estudar como suas soluções realmente o ajudam.

Ademais, outra coisa a priorizar é a empatiana hora de atendê-lo. Ter uma relação cordial com sua base e oferecer o que há de melhor e mais atualizado em atendimento ajuda na retenção, fidelização e a aumentar as chances de ele indicar sua empresa para outras pessoas.

4. Se faça presente em eventos importantes

O que hoje chamamos de networking deverá ter um espaço na sua estratégia de conquista e retenção de cliente, como também na de brand awareness (também chamado de consciência de marca). Não importa o quão nichado seu serviço ou produto seja, fazer-se conhecido em grandes eventos corporativos é uma das garantias para colocar sua empresa em evidência.

Por isso, procure participar de eventos relevantes, tanto do seu setor atuante, quanto do mundo dos negócios em geral. Também procure manter um relacionamento próximo com associações locais e participar de seus encontros, palestras e congressos.

5. Tenha uma operação financeiramente saudável

Nenhuma empresa sobrevive sem responsabilidade e organização financeira. Lidar com dinheiro é uma das partes mais importantes e sensíveis de um negócio, e é por isso que você não deve medir esforços ao montar um time financeiro eficiente.

Dê a sua equipe as ferramentas necessárias para otimizar o trabalho, tanto para evitar o sobrecarregamento dos colaboradores, quanto para dinamizar as entregas. Procure incentivar auditorias frequentes e o cuidado ao lidar com os investimentos da empresa.

6. Invista em treinamento

Para oferecer o melhor serviço aos seus clientes e ter uma operação ágil, você precisa investir no treinamento dos colaboradores. Quando falamos sobre “treinamento” a primeira coisa que aparece na cabeça é o momento do onboarding do funcionário, mas o aprendizado precisa ser contínuo.

Investir no seu time é investir na sua empresa. Dê a eles treinamentos tanto relacionados à atuação da empresa, quanto relacionados à área deles em específico, para que eles estejam sempre atualizados e alinhados com as expectativas modernas.

7. Preste atenção nas tendências e entenda quais fazem sentido

E por falar em expectativas modernas, chegou o momento de falar sobre uma das etapas mais importantes na sobrevivência de uma empresa a longo prazo: é preciso ou não é preciso seguir as novas tendências?

A nossa resposta é: depende. Essas tendências precisam fazer sentido para a realidade da sua empresa. Recomendamos que você seja aberto e estude sobre todas elas, mas ao longo do tempo você vai perceber que apenas uma porcentagem é aplicável em seu negócio.

8. Foque nas pessoas

As pessoas são o bem mais valioso de uma empresa e, por isso, elas devem ser o foco da sua organização. Tanto colaboradores quanto clientes precisam ser tratados com empatia e amigabilidade.

Já falamos um pouco sobre atendimento a clientes nos tópicos anteriores, mas quando discutimos sobre colaboradores, o buraco é um pouco mais embaixo. Além de tratá-los bem, focar nas pessoas é também oferecer benefícios, um ambiente de trabalho fisicamente e psicologicamente agradável, desenvolvimento profissional, e celebrar os resultados positivos.

Um time feliz é um time produtivo e motivado.

9. Tenha uma cultura orientada para dados

Ficar de olho nos dados e resultados da empresa é a melhor maneira para montar estratégias bem-sucedidas. Com tantos programas dedicados ao armazenamento e análise de dados para diferentes áreas, sua empresa poderá ter acesso a relatórios de grande relevância para o seguimento do negócio.

Ter uma cultura orientada para resultados mensuráveis facilita a tomada de decisões e uma assertividade maior na hora de planejar e executar os próximos passos.

10. Adapte-se e mantenha uma mente aberta

A adaptabilidade é essencial para a sobrevivência da sua empresa a longo prazo. Novos aspectos sociais, novas maneiras de trabalhar, novas gerações e novas tecnologias podem ser assustadoras, mas a resiliência e a mente aberta nesses momentos são fundamentais.

Um grande exemplo é a pandemia do coronavírus que, devido ao isolamento social, nos obrigou a acelerar e avaliar a eficiência do trabalho remoto e híbrido. O jogo de cintura e a adequação àquela nova realidade foi vital para empresas que viveram o período.

Conclusão

O caminho que traçamos durante esses 30 anos foi repleto de desafios, mas a conquista de chegar ao topo das empresas de recuperação de crédito B2B e ter nosso lugar ao sol junto com outras gigantes do mundo financeiro fez tudo valer a pena. Esperamos que o conhecimento que obtivemos ao longo dessas três décadas te inspire e tenha sido de grande utilidade para você e seu empreendimento.

Fonte: https://www.somosglobal.com.br/blog/empresas-que-perduram-10-licoes#closePopup

Compartilhe: