Farmácias associativistas da Abrafad devem somar 5 mil PDVs

Com crescimento acima de dois dígitos nos últimos dois anos, as farmácias associativistas da Abrafad devem superar a marca de 5 mil PDVs até o fim do ano. Para viabilizar essa meta, a entidade já iniciou conversações com possíveis novos afiliados nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

A Abrafad encerrou a temporada de 2021 com R$ 3,5 bilhões de faturamento e próxima de 4,2 mil lojas em 19 estados, com 20 redes associadas. “Esperamos fechar a adesão de mais três ainda em 2022, o que nos faria chegar a uma receita de R$ 4,5 bilhões”, comenta o diretor-executivo Nilson Ribeiro.

Hoje, esse resultado colocaria o grupo entre as seis maiores redes do varejo farmacêutico nacional, perto do atual patamar da Farmarcas e da Farmácias São João e à frente da Panvel.

Rodadas de negócios alimentam farmácias associativistas
A consolidação do Encontro de Relacionamento e Negócios vem representando um dos alicerces do crescimento das farmácias associativistas do grupo. A segunda edição, em formato presencial, aconteceu em São Paulo (SP) nos últimos dias 13 e 14, mobilizando pouco mais de 250 executivos da indústria e do atacado. E a Abrafad já está organizando o terceiro evento do gênero em novembro.

“Mais do que networking, a proposta é fomentar negócios em curto e médio prazos, gerando confiança e oportunidades que beneficiam toda a cadeia – principalmente o pequeno varejo farmacêutico”, argumenta Ribeiro.

Abrafad na mira da indústria
Por isso mesmo, o encontro vem despertando cada vez mais a procura pela indústria e distribuidores. “É uma oportunidade única para conhecer os gestores e os responsáveis por outras áreas do varejo além do comercial, principalmente do trade, de forma a entender as suas necessidades”, afirma Tamara Teixeira, executiva de contas da Pfizer, responsável pelos 4.500 CNPJs da Abrafad.

Para Diego Gonçalves Angelo, gerente corporativo da Farmatotal, o encontro proporciona o fechamento de parcerias efetivas com os fabricantes, com melhor desempenho na ponta e mais visibilidade para a marca. A rede entrou para a Abrafad há dois meses e conta com 110 lojas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Com faturamento anual de R$ 150 mil por loja, atua no modelo de franquia, seja para investidores como para conversão de bandeira.

O fato de poder trocar ideias com os demais associados e gerar oportunidades para as 760 lojas da Rede Soma, seja na área de tecnologia ou no desenvolvimento de marcas próprias é o mais importante na opinião do CEO Paulo Henrique Ribeiro. “A indústria já percebeu a importância do associativismo para seus negócios. Estamos disputando mercado em condição de igualdade com as grandes redes, onde deixamos de ser as outras e passamos a ser vistos como uma entidade forte e sólida”, ressalta.

Panorama Farmacêutico

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