Empresa foi destaque no Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2022 da SBVC
Um ambiente de trabalho que busca incluir, valorizar e oferecer oportunidades iguais para pessoas com competências, sem distinção de gênero. Essa é a política empresarial da Rede de Farmácias São João, quarta maior rede de varejo farmacêutico do País, e que está impulsionando a presença feminina no mercado de trabalho. A empresa, com mais de 15 mil colaboradores e cerca de 70% das funções de liderança ocupadas por mulheres, recebeu, na noite desta segunda-feira (15), o prêmio de Empresa Varejista Brasileira com maior porcentagem de mulheres em cargos de liderança.
A premiação, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), foi realizada durante o Lançamento do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2022 SBVC, em São Paulo. O ranking anual, que já está na oitava edição, pela primeira vez levantou dados referentes à participação de mulheres nas empresas. Das 300 maiores, 29 têm mais de 50% de participação feminina na força de trabalho e apenas 14 varejistas têm mais de 50% de líderes mulheres.
Com uma caminhada de 11 anos como colaboradora da São João, a gerente de Recursos Humanos, Estefânia Cazarolli, foi a representante da rede na entrega da premiação. Um exemplo da liderança feminina, Estefânia aproveitou as oportunidades de crescimento dentro da empresa e hoje lidera o setor de Recursos Humanos.
De acordo com o ranking SBVC 2022, o varejo apresentou ótimos índices de participação feminina na base, com desafios de equilibrar o peso à medida em que se escalam os níveis hierárquicos nas organizações. O levantamento também destaca que a diversidade precisa avançar como pauta estratégica em toda sua abrangência e o varejo, por ser grande empregador, pode ter papel ativo e de liderança no processo.
“Ao mesmo tempo, este ranking traz novas análises, focadas em aspectos que estão se tornando cada vez mais importantes. Um bom exemplo é a presença feminina, tanto no corpo das empresas quanto nas posições de liderança. Pela primeira vez, um ranking de varejo lança luz sobre esse ponto – e os números mostram que tem havido evolução, mas que é possível avançar ainda mais. Questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão se tornarão cada vez mais importantes nas empresas”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra.
Ele lembra ainda que, para o varejo brasileiro, acelerar essa agenda é uma questão pragmática: quanto mais diversa a empresa, maior sua capacidade de inovação e de entendimento do comportamento de uma base mais ampla de consumidores. “Por uma questão de competitividade, veremos um aumento da importância desse tema nos próximos anos”, reforça.
O levantamento analisa, além da presença feminina, tanto na força de trabalho quanto nas posições de liderança das empresas, aspectos importantes para o desenvolvimento do setor, como a geração de empregos, a evolução dos marketplaces, a governança corporativa e a digitalização dos negócios. Conforme os dados, além da primeira posição na categoria mulheres na liderança, a São João aparece na 41ª posição do ranking geral das 300 maiores empresas brasileiras. Na comparação com a edição anterior, a rede ganhou uma posição.
“Oportunizamos homens e mulheres da mesma maneira, buscando contribuir para que todos os nossos colaboradores possam desenvolver a resiliência e a liderança, acreditando sempre na capacidade de crescimento profissional”, finaliza o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair.